sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caso Clínico:Micobacteriose Atípica

Mycobacterium sp,são bactérias gram-positivas,álcool-ácido-resistentes.Entende-se por Micobacteriose Atípica,infecções localizadas,geralmente oportunistas,causadas por espécies de Mycobacterium que não sejam classificadas como causadoras de tuberculose ou lepra,como a M.fortuitum e a M.chelonei.
Em gatos a forma de infecção subcutânea é a mais comum.Traumatismo e inoculação acidental na gordura do tecido subcutâneo podem resultar na enfermidade,é importante investigar possível histórico de mordedura ou cirurgias.Acredita-se que quanto mais gordo,mais susceptível é o gato.
A apresentação clínica é uma lesão principal onde há uma ulceração de aspecto" derretido",que dificilmente cicatriza e dissemina-se localmente pelo subcutâneo(paniculite)aumentando a lesão original.O tecido circunvizinho vai sendo contaminado com surgimento de pequenas úlceras que se abrem e drenam um exsudato hemorrágico e gorduroso.
O diagnóstico baseia-se na avaliação histopatológica e microbiológica.
O tratamento deve ser feito com uma terapia de agente duplo,com antibioticoterapia usando-se fluorquinolonas,tetraciclinas e/ou macrolídeos,por pelo menos 6 meses.O Interferon é também importante,além de uma limpeza tópica,sugerindo-se a clorexidine,triclorsan ou até uma solução de 1:1 de enrofloxacina a 2,27% e DMSO a 90%,usando 1ml a cada 12h, para um gato de 5kg.
O prognóstico é bom em relação à sobrevivência,porém reservado em relação à cura,mais de 40% dos animais tratados com agente único sofrem reincidiva.

Caso Clínico:

Gata pêlo- curto- doméstica,de aproximadamente 2 anos,com vacinação apenas antirábica,vermifugada regularmente.Foi submetida a ovariohisterectomia eletiva há um ano,a cicatrização da incisão cirúrgica nunca foi completada,com aparecimento progressivo de úlceras no local,com aumento progressivo e exsudação de material sero-sanguinolento.Vários tratamentos foram instituídos,baseados em antibióticos,antissépticos e anti-inflamatórios ,mas sem resposta positiva.
No exame clínico observou-se um bom estado nutricional,sem parasitas no tegumento,normocorada e hidratação normal.Ausculta torácica e palpação abdominal normais.Um perfil bioquimico básico e hemograma completo foi solicitado,com poucas alterações importantes,somente uma leucocitose com monocitose.Percebeu-se várias ulcerações "satélites" ao redor da principal,onde se expandiam para o flanco e faces internas das coxas.Diante das lesões bem sugestivas e com histórico de cirurgia(trauma inicial) recente,foi colhido material para biopsia,sob anestesia geral,retirando-se em bloco,algumas ulcerações recentes.O resultado histopatológico confirmou a presença de Micobactéria oportunista.





O tratamento ainda está sendo feito,a base de enrofloxacina e doxiciclina e solução de limpeza com triclorsan,brevemente postarei as fotos mais recentes,onde já verifica-se a resolução de algumas lesões.
O importante é conseguir fechar o diagnóstico rapidamente,pois a infecção é bem destrutiva,o tratamento é longo e quase sempre de difícil cura.

5 comentários:

  1. Oiiii

    td bem?

    Então..eu gostaria de sugerir um post sobre oftalmologia ^^

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post,
    imagino a dor do animal

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Reginaldo. Sou de Fortaleza e tenho um blog felino. Gostaria de fazer uma entrevista com você para o meu blog, pode ser? Sou jornalista e estou elaborando uma série de entrevistas com alguns veterinários. Grata. Aguardo sua resposta lá no meu blog. Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    gostaria muito de elucidar um caso que aconteceu com uma filha (gata) minha...
    Sei que não vai trazê-la de volta...mas pelo menos me deixará mais tranquila com relação aos outros 2 que tenho em casa...
    Um belo dia ela começou a comer cada vez menos...emagrecer...vomitar...levamos a veterinária e ela deu algumas vitaminas e um remedio para que ela não vomitasse...durante umas 3 noites, acordamos de duas em duas horas para dar vitaminas e comida pastosa com uma seringa...e água...ela vomitava tudo...e cada dia definhava mais...levamos novamente na mesma veterinaria e uma outra doutora nos atendeu, pois a doutora dela estava em um congresso...a Frida estava realmente muito fraca...foi quando a doutora examinou ela e vimos que ela estava toda amarela...nos olhos, dentro da boca e embaixo do pêlo...tudo estava amarelado...como uma icterícia humana...
    A doutora nos explicou que é como se ela tivesse parado de comer e o figado continuasse produzindo bilis...e então isso teria ido para a corrente sanguinea e por isso ela estava assim...mas disse não ser nada serio...com soro e passando alguns dias internada na clinica ela se recuperaria...sai de lá tranquila...no outro dia pela manhã quando fui visitá-la, a a veterinaria me deu a noticia de que ela não teria resistido...porque estava muito fraca e que ela, a veterinaria, nunca tinha visto algo assim...
    Desde então, confesso que fiquei com o pé atrás com relação a esta clinica...como acredito que a relação dos "pais" com a veterinária deva ser de confiança, trocamos de veterinaria...mas como somos leigas nisso...a duvida sempre ficou no ar...isso que fez com que a minha Frida morresse pode matar os outros 2? pode ter sido uma bacteria ou algo assim???
    se puderes responder eu agradeço...mas se não der, nem esquenta...eu sei como é complicado essa coisa de ficar respondendo e tals...

    Se preferir podes me escrever no meu mail...jana_trabalhando@yahoo.com.br

    Um abraço e parabéns pelo blog...que já está na minha lista de recomendados...

    bj

    Jana

    ResponderExcluir