quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Editorial:Feliz Natal!


Nestes dias de impunidade e violência,temos a oportunidade de esquecermos este mundo humano de ilusões e vivermos períodos de Luz e Fraternidade.A oportunidade de sentirmos o verdadeiro valor de nossa existência:Amor,Família,Paz e União.
Que a Música,os Sabores , Perfumes e Sentimentos do Natal perdurem por todo esse ano vindouro de 2010.Que não esqueçamos que a Vida é agora!Não foi ontem ou será amanhã.É hoje!Neste exato momento,neste minuto,neste segundo.Portanto aproveitemos ao máximo!
Um Lindo Natal e obrigado a todos que acompanham nosso blog!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dermatites Psicogênicas




Dermatopatias relacionadas a problemas comportamentais estão tornando-se muito comuns na clinica diária.Entretanto o diagnóstico pode ser difícil,sempre se posicionam no último degrau do diagnóstico diferencial.Conhecimentos atuais sobre o comportamento dos felinos,novas técnicas dermodiagnósticas e o surgimento de novos fármacos facilitam o clínico a chegar a um quadro conclusivo.
Quatro substâncias estão intimamente ligadas a problemas comportamentais.Todas são importantes neurotransmissores responsáveis pela regulação do SNC,organização,adaptação e assimilação do indivíduo em relação ao meio que o cerca: a dopamina,noradrenalina,serotonina e GABA.
A dopamina está envolvida na regulação da atividade motora,excitação e agressão.Sinais de estimulação dopaminérgica são:ptialismo,diarréia,agressividade,comportamentos estereotipados,diminuição do sono e ingestões aberrantes.
A noradrenalina e a adrenalina são responsáveis pela modulação da vigilância,a sensibilidade e a reação do organismo às mudanças ambientais.Estados de ansiedade,taquicardia,taquipnéia,micções emotivas e hipervigilância são os sinais mais comuns de disfunção deste sistema.
A serotonina é o hormômio do equilíbrio,reduz a sensibilidade da pele,a dor e o prurido.Importante para o comportamento social normal,aprendizado,capacidade de concentração e memória.A deficiência desta causa estados depressivos e graves quadros pruriginosos.
O GABA(ácido gama-aminobutirico) praticamente têm ação inibitória sobre os outros sistemas,com regulação motora,sensorial e cognitiva.
Qualquer desequilíbrio entre estes sistemas provoca respostas comportamentais patológicas.O stress ,depressão e estados ansiosos por deprivações e isolamento,ou disputas territoriais desencadeiam uma cascata de eventos,virando a chamada bola-de-neve.Quando o animal passa a se lamber,ele estimula a liberação de serotonina ,na tentativa de diminuir a percepção nociceptiva,liberando também a endorfina,o que dá uma sensação de alívio e bem-estar.Este círculo vicioso:lamber,mordiscar e coçar,pode se perpeturar,gerando problemas comportamentais estereotipados(corridas,mordiscamento de unhas,cauda) e de hipersensibilidade,como a hiperestesia dorso-lombar e intolerância ao carinho.
Os sintomas clinicos são: alopécia auto-induzida,com pêlos de aspecto quebrado,podendo ser simétrica,afetando abdomen ventral,flancos,costas e faces das coxas.Geralmente com a cronificação dos sintomas surgem eritemas e erosões cutâneas.A alopécia pode ser focal,quando o gato lambe ou até mesmo chupa partes delimitadas do corpo,como membros dianteiros,cauda,tronco,omoplatas,flancos,desenvolvendo o aspecto de dermatite acral.Lambeduras insistentes no nariz podem desenvolver erosões triangulares no plano nasal e úlceras indolentes nos lábios.
Sinais mais dramáticos podem ser visualizados em casos mais graves,como mutilação e necrose de tecidos,principalmente a cauda,e o arrancamento de unhas.
Quase sempre o animal afetado apresenta sintomas não-dermatológicos associados,o que é importante para a diferenciação do diagnóstico.Distúrbios comportamentais causam alterações somáticas perceptíveis como:taquicardia/taquipnéia,diarréia,bulimia.Sinais de ansiedade,como corridas,mordiscadas e agressividade ou inibição profunda(estado depressivo).
O plano diagnóstico deve ser minucioso,começando com uma rica anamnese,estudando o ambiente e os contactantes possiveis,alterações no diário do animal,alimentação,comportamento de eliminação,etc.Exames laboratoriais são fundamentais,por que doenças parasitárias e alérgicas são bem mais comuns do que as comportamentais,o que não proíbe também de ocorré-las concomitantemente.Portanto uma pesquisa de ectoparasitas e fungos,cultura fúngica,citologia e até biópsia devem ser consideradas.
O tratamento deve ser basicamente o comportamental,mesmo não chegando a uma causa direta,o comportamento alterado deve ser desestimulado,por exemplo,no início de uma lambedura,começa-se um jogo ou brincadeira com o gato,desviando sua atenção.O ambiente onde vive deve ser enriquecido ao máximo,com movéis e brinquedos.Animais depressivos devem ser estimulados a sair e conhecer novos ambientes externos,estimulando a curiosidade.Muitos gatos não devem ser acariciados,o que pode estimular agressividade e a sensibilidade local.
Infelizmente,na prática, sem o tratamento com fármacos a possibilidade de cura é mais difícil.Podem ser prescritos ansioliticos e antidepressivos,destacando o diazepam,selegilina,fluorexina e amitriptilina.O Feliway é sempre recomendado para o acondicionamento do felino,em todos os problemas comportamentais.