terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Abordagem Diagnóstica para Ascite


Ascite é o acúmulo de líquido na cavidade peritoneal do animal.Pode ocorrer em felinos de qualquer idade e devido a causas variadas.É de fundamental importância entender o que ocorre no enfermo para o tratamento da causa,já que a ascite é um sintoma e não uma doença.



Ocorre o extravazamento e o acúmulo de fluido na cavidade abdominal quando há o desequilíbrio das forças que controlam a movimentação dos líquidos corporais.Classicamente,haverá ascite se alguma enfermidade causar diminuição da pressão oncótica,por perda de proteínas plasmáticas; se causar um aumento da pressão hidrostática,como hipertensão por distúrbios cardíacos e por hiper-hidratações iatrogênicas ;aumento da permeabilidade vascular,como em doenças inflamatórias;por diminuição do retorno linfático,como em compressões neoplásicas.



Clinicamente o gato se apresentará com aumento abdominal,com líquido flutuante à palpação,dispnéico,podendo apresentar hipocromia de mucosas e quase sempre emaciado.A anamnese é importante,principalmente em relação à idade,doenças pregressas e estilo de vida.O exame clínico deverá ser complementado com procedimentos diagnósticos,como a abdominocentese,ou seja,a retirada do líquido por punção para análise laboratorial.O próprio procedimento também é terapêutico,aliviando o desconforto abdominal e respiratório,estretanto,não é recomendado a retirada de grandes quantidades devido ao risco de descompensação cardíaca e à piora da hipoproteinemia.O líquido é analisado e diferenciado em transudato,transudato modificado ou exsudato,o que facilitará o diagnóstico.



Exames de imagens,principalmente a ultrassonografia, são bem úteis.A observação de massas ou alterações nos orgãos já podem sugerir alterações mais graves.A radiografia fica limitada quando é grande a presença de fluido.



Associado a isto,os exames sanguíneos e sorológicos devem ser pedidos,principalmente as enzimas hepáticas,uréia,creatinina,e testes para FIV/FeLV e PIF.



As causas mais comuns de ascite em gatos são:Hipertrofia Cardíaca,Peritonite Infecciosa Felina e Neoplasias.Ainda,embora menos comumente,os distúrbios hepáticos como a colangiohepatite e lipidose,e também a pancreatite pode causar.



A insuficiência cardíaca geralmente causa uma efusão pleural ou edema pulmonar antes do derrame abdominal.Acontece em felinos de média idade a geriátricos.A dispnéia pode ser mais evidente,antes mesmo da formação do líquido.Geralmente o fluido têm as características de transudato ou transudato modificado.Recomenda-se a realização de um ecocardiograma para a confirmação.



A PIF é uma causa bem comum de derrame abdominal.Na forma úmida,ocorre uma vasculite intensa no peritônio e serosas dos orgãos abdominais,o que causa a formação de um exsudato rico em proteínas e quase sempre asséptico.É mais comum em animais jovens,de 3 meses a 3 anos.O líquido é amarelado e "xaroposo".O diagnóstico da PIF é complexo,mas juntamente com exames sanguíneos ,sorológicos e moleculares pode-se reconhecer a doença.



Neoplasias são causas comuns de ascite em animais velhos.Geralmente pela compressão, de estruturas importantes ou pela própria inflamação,há o acúmulo de líquido abdominal.O início é lento e muitas vezes imperceptível para o proprietário.Ao exame da amostra coletada pode-se detectar células neoplásicas.Linfomas e adenocarcinomas são os mais comuns.



Distúrbios hepáticos normalmente não são acompanhados de ascite.Somente em casos graves de colangiohepatite e cirrose hepática é que pode ser vista.Nestes casos o exsudato se assemelha muito ao da PIF,mas a faixa etária acometida é bem mais alta em relação a mesma.



Outros afecções podem trazer quadros ascíticos,como a ruptura de ureter ou bexiga,toxoplasmose e peritonite bacteriana,porém em possibilidades menores.



O prognóstico do felino com ascite é sempre reservado,geralmente as alterações que iniciaram o problema já estão instaladas há muito tempo antes de o proprietário perceber,além de que a natureza agressiva das enfermidades dificulta a recuperação do animal.