quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conjuntivite Felina


Distúrbios oculares são comuns na clínica de felinos,dentre estes,a conjuntivite é o problema ocular mais comum nos gatos.Onde as vezes o curso é rápido e agudo,precisando de um tratamento correto e urgencial para impedir complicações mais graves.
A conjuntiva é uma membrana mucosa que reveste a superfície ocular e a face interna das pálpebras,incluindo a membrana nictante ou terceira pálpebra.É um tecido muito vascularizado,que desempenha funções importantes para o olho,agindo como um orgão linfóide,para a proteção de todo bulbo ocular e também com função na produção de muco para o filme lacrimal.
Os principais sinais observados na conjuntivite são :hiperemia ,quemose,secreção mucopurulenta,blefaroespasmo,epífora,protusão de terceira pálpebra e dor ocular.

Diversos patógenos ou eventos traumatizantes podem danificar a conjuntiva e causar a inflamação.
O trauma é um fator comum,principalmente nos episódios de brigas entre machos,onde pode ocorrer facilmente lacerações de pálpebras e de olho.O tratamento destas lesões é difícil,devendo-se considerar a patogenicidade da flora bacteriana normal da unha do gato.A antibioticoterapia deverá ser agressiva.
O Herpesvírus é um agente bem conhecido da conjuntivite felina.Geralmente acomete os filhotes bem cedo,podendo causar lise dos tecidos oculares,gerando úlceras e até quadros mais graves de inflamações oculares.Principalmente quando acompanhado de bactérias oportunistas,que aumentam a patogenicidade do quadro.O tratamento é fundamentado em cuidados de enfermagem,antibióticos e antivirais.É importante entendermos que o gato pode ficar curado clinicamente,mas há a possibilidade de reincidência,pois o vírus permanece nos ramos do nervo Trigêmio .
As principais bactérias causadoras ou potencializadoras da conjuntivite são a Chlamydophila felis e Mycoplasma felis.São organismos intracelulares obrigatórios que acometem principalmente filhotes e animais imunodeprimidos.A primeira causa uma inflamação intensa na conjuntiva,causando edema(quemose) bem evidente,a segunda é determinada principalmente pela formação de "pseudomembrana" na superfície ocular.O tratamento é com antibióticos tópicos(colírios e pomadas) e também oral.Quase sempre estas bactérias estão associadas com a herpesvirose.
Outros patógenos ,como os fungos,podem também causar conjuntivite,mas são menos comuns.
Algumas anormalidades conformacionais das pálpebras,congênitas ou adquiridas,podem predispor ou perpetuarem quadros de conjuntivites.Agenesia palpebral(falta de porções das pálpebras) ; o entrópio,que é o "enrolamento" da pálpebra para dentro do olho e microftalmia(olhos diminuídos de volume),são os problemas estruturais mais comuns nestes casos.
É fundamental o diagnóstico precoce,com exame clínico criterioso por oftalmologista,para se detectar a causa da inflamação.Visto que uma conjuntivite crônica ou errôneamente tratada pode trazer sérias consequências à visão do animal.Uma conjuntivite pode levar ao quadro de "olho seco",ou seja,uma deficiência na produção lacrimal,podendo seguir a uma ulceração de córnea e uveíte,pondo em risco a integridade do olho do felino.
O diagnóstico é por exame físico direto oftalmológico e por exames laboratoriais como a citologia e cultura do material secretado.