sábado, 26 de setembro de 2009

Linfoma Alimentar


O linfoma é a neoplasia maligna mais comum nos felinos.Acredita-se que cerca de 1/3 das malignidades ocorridas em gatos sejam linfomas.Dentre estas,o tipo alimentar é o mais prevalente e talvez o de diagnóstico mais difícil.

Há vários fatores de risco reportados,com vários estudos concluídos.Betone(2002) comprovou que gatos em convívio com humanos fumantes,possuem um risco relativo até 3 vezes maior de desenvolver a neoplasia,principalmente pelo hábito de lamberem-se,ingerindo assim, partículas cancerígenas da fumaça.

Dietas comerciais foram questionadas,mas não há evidências correlacionadas.

Doenças inflamatórias intestinais crônicas também foram associadas com o a gênese do linfoma e animais que desenvolveram sarcomas em locais de injeção parecem ter um risco relativo também aumentado.

A associação com a infecção pelo vírus da FeLV não parece ser importante na origem deste tipo de linfoma,mas a presença do vírus prejudica bastante o prognóstico.

A forma da malignidade pode ser focal ou difusa.O linfoma pode acometer somente áreas intestinais,como também estômago,linfonodos mesentéricos e fígado.Outros orgãos do sistema digestório podem ser afetados,como a boca,esôfago e pâncreas.

A sintomatologia pode ser aguda,principalmente se houver um obstrução da parede intestinal por massas tumorais,ou até perfuração,com sinais de peritonite séptica.Há apresentações crônicas,com uma perda de peso gradativa,vômitos e diarréia(nem sempre),letargia e pelame de má qualidade.Poliúria e polidipsia são relatadas,comumente em casos de hipercalcemia paraneoplásica.Na palpação pode ser possível sentir alças intestinais "intumescidas",massas abdominais e linfonodos palpáveis.

Gatos machos e geriátricos,pêlo curto domésticos ,são os mais afetados estatisticamente.

Muitas doenças podem causar uma resposta inflamatória infiltrativa na parede intestinal semelhante ao linfoma alimentar,juntamente com uma sintomatologia parecida.Portanto o diagnóstico diferencial é amplo:Doença Inflamatória Intestinal,infecções crônicas intestinais por Micobactérias,Helicobacter,Giardia,Histoplasma,Toxoplasma;alergias alimentares e idiopáticas que podem causar enterite linfocítica-plasmocítica;insuficiência renal e pancreatite.

O diagnóstico é baseado pelo histórico,exame físico e exames laboratoriais(hemograma completo,perfil bioquímico,teste t4,FIV/FeLV,urinálise) e de imagem,que é fundamental,pois 90% dos gatos com linfoma alimentar possuem alguma normalidade no ultrasom.Alterações na espessura das paredes intestinais,linfadenopatia,massas intestinais,infiltrações difusas no fígado e baço podem ser encontradas.

A biópsia é requerida para a conclusão diagnóstica.É importante que o paciente não esteja sob corticoidoterapia para não prejudicar a histopatologia.A coleta por endoscopia não é a ideal,embora seja pouco invasiva,depende muito da experiência do profissional e a amostragem pode não ser suficiente ,pois o recomendado é colher secções completas ,com todas a s camadas da parede intestinal,o que só é possível com laparotomia.A laparotomia têm a vantagem de localizar lesões,corrigir obstruções e retirar massas abdominais quando possível.O problema é a estabilidade do paciente e a segurança anestésica.

O tratamento é quimioterápico.Vários protocolos são indicados,mas não foi comprovado uma maior ou menor eficácia entre eles.Destaco o protocolo simples instituído pela Dra.Wilson Heather,Universidade do Texas,que prescreve uma pulsoterapia com Clorambucil a cada 2 semanas,juntamente com prednisona diária.Relata que o prognóstico é bom,com expectativa de 18 a 24 meses.


P.S:Disponibilizo este trabalho da Dra.Wilson para os colegas que interessarem.

33 comentários:

  1. Oii, fiquei interessada em ler o trabalho.
    Abraço.
    Lívia Burim
    liviaburim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei interessada!! Se puder me enviar, agradeço. Abraço.
    vclezar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Recebi!! mto obrigada pela atenção.
    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também fiquei interessada em ler o trabalho!
    Abçs!
    Gabriela P. Glasser
    gazinhavet@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Gostaria muito de ler o trabalho, pois o meu gatinho está com esse problema.
    Obrigado
    Rita Mendes

    email: ritamendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!gostaria de ler o trabalho pois foi diagnosticado um linfoma alimentar
    mt obrigada
    mail:miccmagalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    gostaria de receber esse trabalho

    cmkv_vet@hotmail.com

    Obrigada

    Camilla

    ResponderExcluir
  8. gostaria muito de receber esse trabalho
    por favor
    lanimuller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá...estou fazendo minha monografia da pós sobre linfoma e gostaria de ter o trabalho...se puder me enviar, ficaria muito grata..obrigada
    Mariana
    marivincenzi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber mais sobre o tratamento. tenho um gato adulto que apresentou inchaço abaixo dos olhos, uma maça dura. Tratei com antibiotico e corticoide, ele regrediu mas, qdo parei o corticoide ele retornou; agora acehi alguns nodulos na parte traseira. Levei ao veterinario e foi colhido material para analise. Não sei o que fazer. Se puder me ajudar...
    Marcia

    e-mail. mgirottobres@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola o meu nome e claudinar.
    gostaria muito de saber mais sobre essas doenças, pois tenho um gato de 1 ano e 1 mes e esta com suspeita de linfoma, se vocês puderem mandar mais informações ficarei muito grata.
    obrigado

    cacauflorlinda@yahoo

    ResponderExcluir
  12. Dr. Reginaldo boa noite,

    Sou médica veterinária em SP, eu e os amigos da faculdade apreciamos muito o conteúdo do blog, gostaria se possível de receber esse trabalho.
    Desde já agradeço,

    Thais

    thais.talima@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Dr. Reginaldo, boa tarde!

    Gostaria de ler mais sobre esse tratamento, meu gatinho persa de 1 ano e 3 meses, acabou de sair de uma cirurgia, hoje ...véspera de Natal...e se DEUS quiser ele terá tempo de tratar, mas tudo q vc falou aconteceu com ele, e os médicos fizeram uma biópsia e mandaram para análise para saber o diagnóstico. Espero que ele se recupere do pós operatório. Meu e-mail é: alecsandra@notrevisage.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bom dia.
    Meu gato de 16 anos foi operado a um mes e foi constado linfoma maligno no intestino. Estou desesperada. Gostaria de ler sobre esse tratamento.
    Meu e-mail é mandapramim_1@hotmail.com
    Obrigada.
    Magda

    ResponderExcluir
  15. Olá sou MV atuante em SP; gostaria que me enviasse por favor o texto, pois estou atendendo um felino que infelizmente está com este problema. A massa está muito espesssada e grande, linfonodos foram bem afetados; porém o responsável quer tentar apesar da pouca chance de sucesso.
    Outra coisa.: O clorambucil é facilmente achado ?

    Mando enfim meu email pra maiores esclarecimentos caso possível.

    Muito bom e elucidativo o blog. grata.


    izabelgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde.

    Gostaria de receber o trabalho sobre o assunto.

    e-mail: marilei.argenta@gmail.com

    Obrigada,

    Marilei

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Na verdade o trabalho publicado é de uma médica veterinária, chamada Dr. Heather Wilson Robles: http://vetmed.tamu.edu/vscs/directorydetail?userid=898
    Houve um pequeno com o nome dela na hora da tradução, e achei válido corrigir para quem quiser pesquisar mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  18. ola, boa noite, eu e minha agima estamos fazendo um trabalho sobre linfoma e adoramos essas informações, gostariamos que pudesse nos disponibilizar esse trabalho!
    giuliahcoelho@gmail.com

    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Dr. Reginaldo,

    Eu gostaria de receber o arquivo. Um dos meus gatos, de 10 anos, está com suspeita de linfoma intestinal... Ele apresenta linfonodos aumentados e leucócitos aumentados (30.000). O quadro regrediu com clindamicina e demacortem (passou para 20.000), mas ao diminuir a dose do corticóide os leucócitos aumentaram novamente...
    Meu e-mail é abmartins71@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Gostaria muito de receber o trabalho sobre esse assunto. Estou com um animalzinho geriátrico nessas condições.

    Ótimas informaçãoes no Blog, gostei muito. Meu e-mail: alphorria2@gmail.com

    Agradecida,

    Marlei

    ResponderExcluir
  21. Poderia enviar o trabalho sobre linfoma?
    liredadr@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de receber o trabalho, fiquei muito interessada no assunto.. desde ja agradeço.
    analauramv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Existe resposta positiva em algum caso que dure a vida toda do animal? Meu anjinho de 1 ano e 2 meses está com linfomas intestinais e meu mundo desabou com a notícia.
    Me envie o arquivo por favor.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Também tenho uma gatinha de 13 anos com suspeita de linfoma. Gostaria se pudesse que me enviasse a matéria. Obrigada. Meu e-mail: tatiana.villaescusa@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. gostaria de receber o trabalho!
    carolbruinje@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, estou com um gato com todos os sintomas de linfoma, sou médica veterinária e se vc puder enviar agradeço.

    Obrigada
    Lilian

    ResponderExcluir
  27. Oi! Podes me enviar o trabalho da doutora? Meu email: sabrinabrendler@hotmail.com Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
  28. Oi pode me enviar o trabalho da doutora ?? nanda.michelon.lgr@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi. Gostaria de ler o trabalho, pode me enviar? nanda.michelon.lgr@gmail.com
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  30. Oi pode me enviar o trabalho da doutora ?? nanda.michelon.lgr@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir