quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conjuntivite Felina


Distúrbios oculares são comuns na clínica de felinos,dentre estes,a conjuntivite é o problema ocular mais comum nos gatos.Onde as vezes o curso é rápido e agudo,precisando de um tratamento correto e urgencial para impedir complicações mais graves.
A conjuntiva é uma membrana mucosa que reveste a superfície ocular e a face interna das pálpebras,incluindo a membrana nictante ou terceira pálpebra.É um tecido muito vascularizado,que desempenha funções importantes para o olho,agindo como um orgão linfóide,para a proteção de todo bulbo ocular e também com função na produção de muco para o filme lacrimal.
Os principais sinais observados na conjuntivite são :hiperemia ,quemose,secreção mucopurulenta,blefaroespasmo,epífora,protusão de terceira pálpebra e dor ocular.

Diversos patógenos ou eventos traumatizantes podem danificar a conjuntiva e causar a inflamação.
O trauma é um fator comum,principalmente nos episódios de brigas entre machos,onde pode ocorrer facilmente lacerações de pálpebras e de olho.O tratamento destas lesões é difícil,devendo-se considerar a patogenicidade da flora bacteriana normal da unha do gato.A antibioticoterapia deverá ser agressiva.
O Herpesvírus é um agente bem conhecido da conjuntivite felina.Geralmente acomete os filhotes bem cedo,podendo causar lise dos tecidos oculares,gerando úlceras e até quadros mais graves de inflamações oculares.Principalmente quando acompanhado de bactérias oportunistas,que aumentam a patogenicidade do quadro.O tratamento é fundamentado em cuidados de enfermagem,antibióticos e antivirais.É importante entendermos que o gato pode ficar curado clinicamente,mas há a possibilidade de reincidência,pois o vírus permanece nos ramos do nervo Trigêmio .
As principais bactérias causadoras ou potencializadoras da conjuntivite são a Chlamydophila felis e Mycoplasma felis.São organismos intracelulares obrigatórios que acometem principalmente filhotes e animais imunodeprimidos.A primeira causa uma inflamação intensa na conjuntiva,causando edema(quemose) bem evidente,a segunda é determinada principalmente pela formação de "pseudomembrana" na superfície ocular.O tratamento é com antibióticos tópicos(colírios e pomadas) e também oral.Quase sempre estas bactérias estão associadas com a herpesvirose.
Outros patógenos ,como os fungos,podem também causar conjuntivite,mas são menos comuns.
Algumas anormalidades conformacionais das pálpebras,congênitas ou adquiridas,podem predispor ou perpetuarem quadros de conjuntivites.Agenesia palpebral(falta de porções das pálpebras) ; o entrópio,que é o "enrolamento" da pálpebra para dentro do olho e microftalmia(olhos diminuídos de volume),são os problemas estruturais mais comuns nestes casos.
É fundamental o diagnóstico precoce,com exame clínico criterioso por oftalmologista,para se detectar a causa da inflamação.Visto que uma conjuntivite crônica ou errôneamente tratada pode trazer sérias consequências à visão do animal.Uma conjuntivite pode levar ao quadro de "olho seco",ou seja,uma deficiência na produção lacrimal,podendo seguir a uma ulceração de córnea e uveíte,pondo em risco a integridade do olho do felino.
O diagnóstico é por exame físico direto oftalmológico e por exames laboratoriais como a citologia e cultura do material secretado.

29 comentários:

  1. ótimo post Dr.
    tenho uma gatinha branca de olhos bicolores,
    de um tempo pra cá, ela vem tendo uma secreção em um dos olhos(no olho verde)o vet. disse e outras pessoas q tem gatos bracos, q isso é normal, pode ser causado pela exposição solar e etc..gostaria de sua opinião tbm, pra ficar mais tranquila, desde já agradeço!

    ps: a secreção é meio castanha, e ela não aprenta sentir dor, nem inchaço,so suja o olho, como uma lagrima.

    ResponderExcluir
  2. Não é normal Cris.Pode ser entrópio.Precisa ser avaliada.Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Dr tenho 12 gatos e alguns deles estão com os olhos lacrimejando com uma secreção amarela com muita frequência.Gostaria de saber se isso é contagioso entre eles e nós também?
    Qual seria o melhor tratamento?

    Ps:Estou cuidando com aguá boricada.

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  4. Nathalia pode ser contagioso até para você.Procure logo uma avaliação veterinária.O problema pode ser sério.Abraço

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, tio Reginaldo. Vou divulgar no meu twitter @gatalili

    ResponderExcluir
  6. oi Dr eu tenho 2 gatas em casa e uma teve filhotes ha algumas semanas e 2 dos 4 filhotes estão com os olhos saindo uma secreção que as vezes o olhos não abre eu não sei muito bem oq fazer então limpei com soro fisiológico mas 1 dos filhotes está bem melhor mas o outro continua muito ruim.
    Eu qria saber se é correto continuar limpando desse modo ou será melhor comprar um colírio?
    Desde de já Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Tenho 2 (dos 29 gatos) que estão com apenas um dos olhos lacrimejantes...Seria essa conjutivite?Eles não coçam, e acredito que nem tenham alguma dor, mas gostaria de cuidar, depois de ler este texto. Alguma orientação?Obrigada. Também divulgarei no meu site.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe de ter chamdo de tia, rsrsr lendo detalhadamente seu perfil e vi que é
    Drº Reginaldo rsrs...
    postei em umas das minhas comunidades e coloquei seu crédito
    afinal foi nessa fonte de me esclareci.
    Grata pela sua atenção e desculpa a minha falta de atenção.
    rsrsr.
    fique com Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  9. meu gato tem quase 2 meses de idade qual e ele está com conjuntivite qual remedio posso comprar pra ele?

    ResponderExcluir
  10. estou com um bb gato de 13 dias ele abriu um olho e o outro não, aí de repente o olho fechado começou a ficar muito inchado e quando fui tentar limpar com soro e algodão saiu uma quantidade imensa de pus será que ele perdeu o olho?

    ResponderExcluir
  11. Dr. Reginaldo, obrigada por nos informar em seu blog. Acompanho sempre!!! Tenho uma gata de 2 meses que tem as 3 vacinas, incluíndo da rinotraqueite. O problema é que adotei outra que chegou muito doente e quando levei ao vet, me disse estar com rinotraqueite. Esta sendo tratada com antibióticos. O problema é que minha gata mais velha começou a ficar com os olhos bem inchados e a vet disse ser conjutevite, e estamos tratanto com colírios e anti- inflamatório. Só que agora ela começou a espirrar e o olho, mesmo depois de 10 dias de tratamento, ainda não estão curados. Nesse tempo vermifuguei ambas as gatas, mas estou preocupada se a gata mais velha pegou a rinotraqueite da pequena. É possível mesmo vacinada? Pq os espirros se a vet diz ser comjutevite? E quanto tempo levamos para curar ambas?

    ResponderExcluir
  12. qual os nomes do remedios mais indicados p o felino??? Obrigada *_*

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Dr. Reginaldo!
    Me ajude por favor,minha gatinha é da raça siamês,tem 48 dias e não sai de casa...a alguns dias ela começou a ter dificuldade para piscar com o olhinho esquerdo como se estivesse irritado e a pupila somente deste olho dilata.Ás vezes lacrimeja...esses sintomas não acontecem o dia todo,mas do nada surgem no decorrer no dia.Se for possível,me diga o que devo fazer,POR FAVOR!!!!
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  14. Qual medicação uso em uma gata filhote que está com Herpesvírus,Dr.?Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. olá tenho 4 gatinhos com quase 2 meses tres estão com os olhos fechados é normal? o que devo fazer?
    se alguém me ajudar desde já agradeço
    obrigada. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dr, poderia me ajudar por favor!!!

    Recentemente adotei uma jovem gatinha da rua não sei se é vacinada e vermifugada. Ela tem aproximadamente 01 aninho de idade. Já veio com uma mancha esbranquiçada que dá uma cor bem opaca contra a luz, é bem transparente no olho direito, o que pode ser?
    Ela está com uma infecção nos olhos, percebi que acontece mais no olho direito. Está lacrimejando e remelando, normalmente estou limpando a área dos olhos com algodão e água, (seus olhos estão normais, não está semi fechados ou algo assim) às vezes vejo ela espirrando, quando está dormindo à noite vejo que respira pelo nariz, e na região próximo das orelhas caiu os pêlos e tem vários potinhos preto o que seria todas essas reações mencionadas?
    Lhe agradeço desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  17. TENHO UM FILHOTE COM UNS 20 DIAS E ELA NUNCA ABRIU OS OLHOS, ESTAVAM COM UMA REMELINHA E FUI TIARA AI SAIU BASTANTE PUS O QUE TA ACONTECENDO? SERÁ Q ELA ESTA CEGA?

    ResponderExcluir
  18. Dr. eu tenho um siames, e ele ha dois dias esta com o olho muito lacrimejado, ele o mantem fechado e o nariz dele esta sempre seco, qual pode ser o problema?

    ResponderExcluir
  19. ola, Dr. tenho uma siames que esta c o olho direito opaco... mas n apresenta lacrimejamento ou pluridos nem nada. o vet disse q pode ser varias coisas mas que provavelmente deve ser conjutivite.... o q vc acha? ele disse q ela pode ter pegado de outros animais... mais ela n sai de casa... nunca foi a rua.

    ResponderExcluir
  20. Doutor a minha gatinha esta com o olho esquerdo um vermelho e saindo lagrima.
    Eu estou pingando o colírio "Lacrima Plus" e melhora, mas quando ela fica no sol, os olhos voltam a lacrimejar.
    O que poderia ser ? Algo de se preocupar ou não?
    Atenciosamente:
    Sirleia F. almeida

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!!
    Dr. tenho 3 gatos e eles estão com conjutivite,seus olhinhos estão quase não abrindo e vermelhos,estão muito enflamados e cosça demais.Queria saber se vc pode me dizer o que fazer?

    Ps:Estou colocando colirio e soro fisiologico é bom!?
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  22. Meu gato anda soltando muito pum e bem poderoso o dia todo, e tb esta com os olhos caidinhos, com a 3ªpalpebra bem visivel, o que ''pode ser'' ?

    ResponderExcluir
  23. meu gato lacrimeja, e esta perdendo muito pelo nas patas e pescoço. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Doutor minha gata está lambendo os olhos, e eles continuam fechado, acho que é porque a remela endureceu. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  25. Preciso de ajuda to desesperada. A minha gata está quase cega, tem muito fluido num só olho, não consegue abrir o olho , e quando eu o abro está branco. Quando ela se esforça muito consegue se ver o olhinho dela bem pequeno. Estou sempre a limpar o olho, pois está sempre com líquido. E está inchado a volta do olho. O que posso fazer??

    ResponderExcluir
  26. Dr por favor me indique algum colírio para os olhos do meu gatos????

    ResponderExcluir
  27. Dr por favor me indique algum colírio para os olhos do meu gatos????

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de saber o que devo fazer com meu gatinho...ele tem dois meses e de repente apareceu com um olho completamente vermelho,como se tivesse ensanguentado por dentro, sem lacrimejar nem remelar nem "sangrar" externamente,meu filho disse que foi brincando que o machucou ... mas ele fala coisa com coisa,tem 4 anos de idade e não sei o que realmente houve, o que posso fazer para que o olho dele volte ao normal?

    ResponderExcluir