terça-feira, 10 de março de 2009

Informações para Proprietários



Nestes tópicos,abordaremos alguns assuntos de maior interesse para os proprietários e amantes de gatos.Os temas serão variados,mas serão basicamente relacionados a dúvidas mais frequentes e a preconceitos ,ou a alguns tabus sobre os nossos bichanos.



ZOONOSES : TOXOPLASMOSE,O GATO TÊM CULPA?

Toxoplasmose é uma doença considerada zoonose,ou seja,o homem pode adquirí-la
através dos animais.Ela é mais perigosa para pessoas debilitadas e imuno-incompetentes,como crianças,idosos,HIV-positivos e para também mulheres gestantes,podendo até acontecer a infecção fetal.
Ela é causada por um protozoário,o Toxoplasma goondi,parasita de várias espécies de animais,inclusive o homem,mas que só consegue completar seu ciclo de vida nos gatos.Esse ciclo,consiste em três fases basicamente:Há os taquizoítos,de multiplicação rápida,que se distribuem nos tecidos do corpo se" reproduzindo";os bradizoítos ,que vivem "paradinhos" em cistos nos tecidos do hospedeiro;e os oocistos,que são eliminados juntos com as fezes dos gatos.

E a transmissão?


Geralmente podemos contrair a doença sob duas formas:através da ingestão de oocistos esporulados,presentes em verduras e frutas mal-lavadas ,mãos contaminadas por terra ou fezes,também através de água não-filtrada ou carnes mal-cozidas,que contenham formas encistadas do parasita.Daí,o protozoário em nosso organismo não completa seu ciclo,podendo se implantar em diversos orgãos,levando à pneumonia,uveíte,hepatite,enterite e infectar tecidos fetais no caso de mulheres grávidas,podendo causar aborto,surdez ou cegueira na criança.


E então?Corro um risco criando um gato?


Finalmente,depois de inúmeros estudos,constatou-se que a forma menos provável de se adquirir a doença é através do contato com gatos, por vários motivos:

1- Tipicamente os gatos só eliminam os oocistos em quantidades infectantes apenas uma vez na vida,que é logo após o primeiro contato com o parasita.E esse período de eliminação é de somente 15 dias no máximo,depois disso,o gatinho ganha resistência ao Toxoplasma,não mais o eliminando nas fezes.

2-Para o gato se infectar ele deve ingerir o protozoário,que pode ser encontrado em carnes cruas e pequenas presas,como lagartixas e ratos.Logo,gatos que só comem ração,possuem um risco bem diminuído.

3- Os oocistos nas fezes dos gatos precisam de no mínimo dois dias para se tornarem infectantes,assim,a limpeza e a remoção dos excrementos diariamente das liteiras e caixas-de-areias,impede a contaminação humana.

4- Os felinos são animais muito higiênicos,portanto,várias pesquisas não conseguiram encontrar o oocisto do parasita na pelagem desses animais,então o contato direto com eles,não nos transmite a doença!


Como posso evitar a doença?

O importante é cuidar da higiene pessoal e dos alimentos:lavar bem as mãos antes das refeições,usar luvas quando em contato com terras e jardins;lavar frutas e verduras antes do consumo;só beber água filtrada;cuidado com carnes mal-passadas;não oferecer carne crua aos animais;evitar o acúmulo de sujeira nas caixas-de-areias,limpando-as todos os dias.
Portanto,o nosso gato não têm culpa!!!


3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Reginaldo, vou ficar de olho!
    Abraços, Ana Paula - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada....tenho gatos..e tinha muitas dúvidas sobre o toxoplasma.......valeu

    ResponderExcluir
  3. Quando me perguntam ou simplesmente falam uma ignorância dessas ("odeio gato pois ele 'dá' toxoplasmose"), como sou gateira, protetora e não veterinária, respondo sempre "olha, se tu gosta de comer as fezes dos gatos, aconselho procurar um psiquíatra" heheh [Bia Martins]

    ResponderExcluir