quarta-feira, 8 de abril de 2009

Hérnia Perineal em Gatos


Devido a uma certa raridade dessa afecção em felinos e de ter assistido dois vídeos de excelente qualidade sobre a resolução cirúrgica da mesma,achei interessante criar um post para uma melhor discursão.Particularmente, nunca tive a sorte ou a falta dela, de deparar-me com uma hérnia perineal em um felino,se algum colega já,por favor,nos divida sua experiência.
Bem conhecida nos cães,é comum em animais idosos,principalmente machos.Acontece quando há uma fraqueza dos músculos que formam a região perineal,onde quase sempre alguns orgãos ou vísceras intra-abdominais "escapam" por essa hérnia,principalmente intestino e bexiga.Nos gatos existe uma relação com o megacólon,não é incomum a associação deste com hérnia perineal.Também foi sugerido que gatos que sofreram uretrostomia perineal,podem desenvolver o problema ,devido à manipulação das estruturas musculares perineais.
Os sintomas são basicamente o volume anormal ao redor e abaixo do ânus,tenesmo e disquezia.A radiografia contrastada(enema de bário) fechará o diagnóstico e ainda será importante para avaliação de megacólon,além da coloscopia quando possível.
O tratamento é cirúrgico,o que podemos ver nos vídeos seguintes,com grande propriedade:

Hernia Perineal Gato-Parte 1

Hernia Perineal Gato-Parte 2

2 comentários:

  1. É maravilhooso esse blog!

    Tenho vc no msn mas ainda ñ tive a oportunidade de conversar com vc, estudando pra caramba =/

    É uma pena que eu esteja com um probleminha aki e não dá pra ver os videos no youtube ... problema com java ou o flash já fiz de tudo..rsrsrs

    Chandler nome do meu cachorro.. rssrrs

    Parabéns pelo blog!

    Feliiiiz Páscoaa

    Beiiijo

    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu nome é Bruna e eu tenh 13 anos, e tenho uma gata, raça Siamês. O nome dela é Mimí, e ela possui uma hérnia no abdômen dela, e eu já pensei em mandar fazerem uma cirurgia nela pra retirar mas tenho muito medo que ela fique mal e morra, então não fizemos nada. Ela é adotada, então não sei qual a idade dela,mas creio que ela é nova ainda. Tenho ela faz 3 anos, e ainda não deu nada de errado com essa hérnia dela. Então aqui vai minha pergunta:
    Existe algum tipo de complicação com essa hérnia? E você acha que ela deveria fazer a cirurgia,mesmo não dando nada de errado nela até hoje? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir