terça-feira, 30 de junho de 2009

Manejo dos Gatos Infectados por FIV/FeLV


Primeiramente, é claro afirmar que a decisão de tratamento ou eutanásia não deve-se basear somente na presença do vírus,outros fatores devem ser avaliados,como quadro clínico geral do paciente,doenças concomitantes,condições do proprietário(psicológicas,financeiras...) e fatores ambientais,dentre outras intercorrências.
De acordo com vários estudos,geralmente um animal positivo para estas retroviroses pode viver por alguns anos ainda,com os devidos cuidados,podendo até a sucumbir por outras causas não-relacionadas.Um FIV-positivo possui uma expectativa de vida em média de 5 anos após o diagnóstico.Um FeLV-positivo vive de 2,5 a 3 anos após o diagnóstico,e claro que em casos de dupla infecção essa expectativa diminue bastante.
Os gatos infectados não podem ter acesso à rua,devem ser mantidos confinados,assim,evita-se a contaminação de outros animais,mas também previne o soro-positivo da exposição à agentes patogênicos,principalmente bactérias e ectoparasitas do meio externo.
Uma boa nutrição é fundamental,baseada em rações felinas de qualidade,água abundante e filtrada,devendo-se evitar dietas caseiras a base de carne ou leite.
O programa de controle de ecto e endoparasitas deve ser frequente,visto as doenças que eles podem desencadear.
O veterinário deve ter o cuidado de marcar e incentivar os retornos periódicos destes pacientes.O exame clínico deve ser cuidadoso,dando maior atenção ao sistemas mais predispostos,como a cavidade oral,linfonodos ,pele, cavidade torácica,segmentos anteriores e posteriores dos olhos e sistema nervoso.O perfil hematológico também é importante,devido às alterações comuns causadas por estas enfermidades,que precisam ser logo detectadas.Além de bioquímica sérica,conhecendo-se os perfis renais e hepáticos, e a urinálise,que nunca deve ser esquecida.
A vacinação destes animais ainda gera muitas discursões,acredita-se que a resposta imune em relação à imunização é semelhante em soro-positivos e não-infectados,mas o recomendado é não usar vacinas com vírus vivos-modificados,e o programa de imunização deve conter apenas vacinas essenciais para o determinado paciente.
O esteio do tratamento é a prevenção e a cura das infecções oportunistas.Drogas imunosupressoras devem ser utilizadas com cautela,somente se necessárias.Cada caso é um caso,mas os imunoestimulantes são conhecidamente benéficos,como o interferon alfa humano e o interferon felino(ainda não disponível no Brasil).O AZT,anti-viral bastante conhecido,é o que mais beneficia o paciente,com melhoras visíveis na sintomatologia,principalmente nas lesões orais e neurológicas.

Para baixar:Feline Retrovirus Management Guidelines


10 comentários:

  1. Adorei seu blog venho acompanhando a algum tempo e é excelente o auxilio. Em breve irei apresentar um seminário sobre FIV e queria sabre se vc poderia me mandar o material utilizado pois o material que eu pesquisei tem poucas indicações de tratamento e nenhum encontrei vacinas para imunização oq ue vc citou no texto. Grato Alison André
    e-mail:aa_xs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.Passei as informações via e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiro devo parabenizá-lo pela iniciativa, pois considero importante nos informarmos e ajudarmos a qualquer ser vivo... Passado esse momento, gostaria de tirar uma dúvida em relação ao meu gatinho, que recentemente foi cogitada a possibilidade dele ter sido contaminado com a AIDS Felina. Quero saber se, assim como ocorre com os humanos, os gatos transmitem essa doença através do contato com o sangue? Isto é, esse animalzinho pode oferecer algum risco de contaminação a mim ou aos meus familiares?

    Atenciosamente,

    Élida Pires

    ResponderExcluir
  4. Oi Élida,de maneira alguma,a "AIDS" felina não afeta os humanos,pode ficar tranquila!Você se refere ao Netinho não é?Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dr. Reginaldo!

    Seu blog foi um achado, e me pegou numa hora complicada da minha vida com felinos. Tenho gatos há 30 anos, e somente agora perdi um com FELV. Tenho mais duas gatas, uma que já testei e deu positivo e a outra testarei em seis meses. Minha questão é com relação à expectativa de vida. Quando você diz "x anos após o diagnóstico", quer dizer após a confirmação ou após aparecerem os primeiros sintomas? Já me tive informações de gatos que levam anos para que o vírus se manifeste.

    Agradeço se puder me responder. Parabéns pelo trabalho!

    Diana Fletcher

    ResponderExcluir
  6. Olá Reginaldo. Gostaria de uma opinião. Meu gato de 3 anos de idade morreu em março, provavelmente por causa de FeLV. Após a morte dele testamos nossa gata de 4 anos de idade e deu positivo para FeLV. Foi sugerido tratamento com AZT mas ainda estou em dúvida se é recomendável, pois ela já tem 4 anos e está bem de saúde. O único episódio que nos deixou alerta foi a perda de alguns dentes incisivos. Será que é o caso de tratar com interferon ou AZT?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. O AZT têm alguns efeitos colaterais,depende muito do caso.Mas é uma opção.Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Reginaldo, tudo bem? Você sabe me informar se há vacinas comerciais no Brasil para FIV / FeLV?
    Abraços de Micro&Epi!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Reginaldo. Meu gato é FELV positivo, e já gerou um LINFÔMA na parte RENAL.O que é preciso fazer DOUTOR?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Foi recomendado ao meu filhote de 4 meses, portador da FeLV, o uso do interferom, o qual venho ministrando diariamente. A veterinária sugeriu o uso do AZT mais adiante. Porém,já me antecipou que, por se tratar o AZT de um medicamento humano controlado pelo governo,ela não tem acesso. Gostaria de saber qual a possibilidade de consegui-lo para o felino. Abraço!

    ResponderExcluir