sexta-feira, 10 de julho de 2009

Proteinúria :Relação Proteína/Creatinina Urinária


Os testes por meio de fitas reagentes são pouco sensíveis,só conseguem detectar concentrações de proteínas acima de 30mg/dl de urina,além de sofrerem influências do pH,concentração e volume da amostra.Os mesmos não diferenciam a proteinúria renal da pós ou pré-renal,portanto o método mais eficaz de se detectar precocemente uma proteinúria é a relação proteína/creatinina urinária.

A insuficiência renal crônica está cada vez mais presente em nossos felinos.O tratamento é complicado,dispendioso e muitas vezes frustrante,por isso,identificar o problema prontamente é crucial.

Antigamente baseávamos nossa conduta nos parâmetros sanguíneos de uréia e creatinina,entretanto sabemos que para um aumento destas substâncias no sangue,75% da função renal já deve está acometida,o que é MUITO!

Com a relação P/C urinária podemos diagnosticar uma nefropatia muito antes de uma sintomatologia clínica ou laboratorial,podendo o tratamento ser instituído precocemente,aumentando a expectativa de vida do nosso paciente e a satisfação do nosso cliente.Além de ser uma forte ferramenta para a monitorização do tratamento e a evolução do quadro.

O teste é simples e barato*,pode ser solicitado junto com a urinálise de rotina.Deve-se ter apenas o cuidado de não coletar em quadros de processos inflamatórios ou hemorrágicos das via urinárias,ou em disproteinemias(hiperproteinemia plasmática).Nestes casos,o exame será feito posteriormente,quando estes processos forem controlados.

O recomendado é fazer três amostragens em um período de 2 semanas,calculando-se a média,obtendo-se a relação final.Porém,alguns autores afirmam que o valor obtido em uma única amostra de urina é bem fidedigno e seguro.Não esquecer que a colheita é por cistocentese.

Um resultado menor que 0,2 indica que o animal não é proteinúrico.Valores entre 0,2 a 0,4 são considerados mediamente proteinúricos,processos como febre,exercício e doença cardíaca podem causar esses valores.Estes pacientes devem ser reavaliados com 30 ou 60 dias,para confirmar ou não uma proteinúria persistente.Relação P/C urinária acima de 0,4 indica felino doente renal,as causas devem ser pesquisadas e o tratamento logo iniciado.

Colegas,a medicina avança,os conhecimentos multiplicam-se,informações são passadas rapidamente...não dá para acompanhar um paciente renal só com dosagem sérica de uréia e creatinina.Abraço!


*Em Fortaleza este exame pode ser solicitado no Laforvet (85)32641075

22 comentários:

  1. Bom saber pois na rotina só se usa a dosagem de uréia/cretinina no sangue. Quanto mais cedo diagnosticar melhor o prognóstico.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Se a urina não for coletada por cistocentese, o resultado não é fidedigno?? Em que pode influenciar no resultado???
    Já havia pedido este teste aqui em Porto Alegre, e o laboratório nem sabia que poderia ser feito!! Adoro seu blog!! estou começando minha pós em Clínica e Cirurgia de felinos mês que vem!! Um abraço. Virgínia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Virgínia,o problema da coleta por outros métodos é a contaminação bacteriana e por sujidades,mas dependendo da ocasião a urina pode ser aproveitada,porém o recomendado é a cistocentese.Parabéns pela pós e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mais uma vez pelas abordagens... Como vc sabe sou aluna de veterinária e nefrologia é minha grande paixão, assunto de minha iniciação científica e que provavelmente vou conduzir em minha vida profissional. Fiquei tão feliz com seu post e ainda por saber que em Fortaleza está disponivel um exame simples para rotina e que facilita a detecção precoce de uma IRC.
    Agora me resta ainda uma dúvida: Somente por cistocentese?
    Concordo com vc que não dá para acompanhar um paciente renal só com dosagem sérica de uréia e creatinina ainda que isso seja rotina. Seu post é a prova disso!! Vc poderia abordar um pouco de hemodiálise... Seria possível para gatos com IRA? Para retirar da crise?
    ps: lindo o gato da foto, um abssínio?

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina!Como respondi anteriormente,a cistocentese é um método simples e muito mais livre de contaminações,por isso é o método de escolha para qualquer urinálise em felinos.Mas o importante é pedir o exame juntamente com a urinálise,me preocupo e não sei por qual razão o sumário de urina é tão esquecido.
    Anotei a sugestão aqui e o gatinho é abissínio sim...minha raça favorita.Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Este blog era tudo o que estava faltando por aqui. Obrigada por estar por aqui e nos orientar através de suas postagens. Já estou te seguindo de perto. Um abração

    ResponderExcluir
  7. Ola! me chamo sabrina e gostaria de tirar algumas duvidas com o sr. Em setembro de 2009,perdi um gato de 4 anos de idade com insuficiencia renal cronica, a veterinaria suspeitava que ele fosse fiv ou felvo positivo,porque faziamos soroterapia nele todos os dias e a creatinina na abaixava de jeito nenhum,levei em outros veterinarios mas sempre faziam as mesmas coisas soro na veia e etc.. Nunca fiz o exame do fiv/felv neste gato porque ele è muito caro aqui no Rio, em fim ele teve uma morte horrivel que me deixou arrasada,meu gato sofreu muito e eu junto com ele, no decorrer do tratamento de tanto tomar soro o vg dele foi a 10, praticamente sem sangue, ela quis fazer tranfusao mas na mesma semana ele morreu. Agora estou com um gato de aproximadamente 4 anos tbm, fiz exame de ureia e creatinina e deu 2,2 a creatinina. A veterinaria disse que por enquanto nao vai fazer nada porque nao vai considerar esse valor alto, mas eu estou muito preocupada porque esse gato de agora è felvo positivo, estou com muito medo q ele sofra igual o outro sofreu, não quero ver meu gato definhando e morrendo aos poucos como o outro. Gostaria de saber o que o sr. me aconselha a fazer? O senhor acha que mesmo ele estando com a creatinina 2,2 que ja é um valor considerado anormal eu não devo fazer nada por enquanto e se aumentar cada vez mais?

    ResponderExcluir
  8. Uma creatinina de 2,2 em um gato jovem como ele é bem preocupante sim Sabrina.Primeiramente deve ser aprofundado os exames para se tentar descobrir a causa desse aumento e já iniciar o tratamento.É importante tratar quão cedo possível.Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Dr. muito obrigada por me responder rápido, vou começar a tratar desde ja meu gato para q nao aconteça como o outro, mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  10. como se adquire essa doença? insuficiencia renal? emu gato morreu semana passada disso tentei de tudo, tomava soro de oito em oito dias, mas ele não resistiu e era novo, tinha 5 anos de idade , eu estou muito triste, um abraço, veronica !!!

    ResponderExcluir
  11. Uma gata persa, com 13 anos e meio que apresente ureia e creatinina normais, mas a proteína no sumário indique +30 mg está normal? esse animal apresenta perda de peso e inflamação na gengiva e tártaros. Aguardo resposta e fico muito grata.

    ResponderExcluir
  12. Solicitei uma informação e vcs naum me responderam.lamentavel.Muito grata.

    ResponderExcluir
  13. Perdão Consuelo,não pude entrar no blog antes.
    O resultado têm que ser avaliado mediante outros exames e quadro clínico,mas não me parece normal não!
    Avalie a relação proteína/creatinina urinária!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada. Infelizmente deram esses exames como normais, mas minha gatinha fez o procedimento bucal, tomou inalatóris e veio a falecer dias depois com insuficiência renal aguda, segundo disseram. A ureia e creatinina só subiram após a cirurgia? que raio de exame é esse que nada acusa nem no hemograma ,nem no sumario, nem no ultrasson? Estou desolada...perdi uma fillhinha amada.Só o sumario de urina apresentou : proteina +30mg... acharma que isso não era significante.Muito grata a vc.

    ResponderExcluir
  15. Continuo pesquisando para entender o que ocorreu com meu animalzinho. Qdo puder, respoda-me: minha gata já estava portadora de IRC e naum de IRA. Concorda? Ela apresentava proteina na urina, um odor urêmico no pelo, inclusive na cabeça,que era tão cheirosa antes, emagrecimento...e todos achavam que era só tratar os tartaros. A anestesia acabou de piorar o quadro dela e tirar-lhe a vida. Teria que ser diagnosticado antes a Insuficiência Renal, para só depois, em condicões,ser anestesiada e tratada. Naum? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Os exames pré-operatórios são importantíssimos para a realização de procedimentos cirúrgicos,principalmente para uma tartarectomia.
    Gatos geriátricos são ainda mais propícios a problemas anestésicos.Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Dr. Reginaldo Pereira e parabéns pelo seu trabalho que merece ser sempre divulgado e eu o farei em todas as oportunidades ressaltando a importância da avaliação proteína/creatinina urinária para o diagnóstico precoce da insuficiência renal em felinos.

    ResponderExcluir
  18. Olá dr.
    Meu gatinho tem 17 anos e está com insuficiência renal .Está com 2,4 de creatinina e 89 de uréia.
    Está tomando soro todos os dias,subcutânea e há 3 dias na veia. Já tem uma semana.
    Está desidratado mas parece que isso está melhorando.
    Toma Lotensin e ketosteril.Plasil para náusea um probiótico para diarréia.

    A diarréia não pára nem com o remádio.
    Agora está tomando frutose junto com o soro mas só pode ser na veia e ele vai voltar com a subcutânea para não magoar muitto a veia.
    Suas pupilas estão dilatadas o tempo inteiro e agora está voltando ao normal aos poucos.

    Ele não come nada vai fazer uma semana,não quer comer e a diarréia não pára...

    Posso dar chá ou suco de maçã ou goiaba e empurrar com a seringa na boca dele?

    Desde já agradeço.

    Muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  19. olá...

    Minha pergunta não foi postada aqui e nem respondida...

    Peço urgência por favor...
    Sei que deve estar ocupado mas por favor ache um tempinho...

    Agora ele está com uma infecção intestinal que pegou também o fígado e virou também pancreatite,está tomando soro e a diarréia ainda não parou,parece estar diminuindo mas ainda duas ou três vezes ao dia ,espero que hoje seja uma vez apenas e ela está bem líquida...

    Quanto a insufiência renal,a uréia e a creatinina normalizaram...

    Ele está internado há 4 dias... e está bem espertinho...

    Por favor não esqueça de mim...

    Ele é muito importante para mim...

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  20. Izabel,vc é de onde?
    É difícil opinar de longe,o colega que tá acompanhando o caso é especialista?Pancreatite tb?
    Suco de maçã ou goiaba não resolve,pq gato é carnívoro.Existem rações úmidas que são mais indicadas.Abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  21. Boa noite querida,
    Sei o quanto é difícil, pois perdi um gato que amava muito com insuficiencia renal, mas nao empurre maça nem cha de goiaba na seringa, ois nem tudo que é bom p/ gente é bom p/ os gatos, peça sempre orientação do med. veterinário. Melhoras para seu bichano. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde!
    Dr. Reginaldo tenho um gato de aproximadamente 10 anos, pois este foi adotado.
    Ele desde novembro de 2013, esta tomando soro ,pois a Veterinaria diagnosticou atraves de exame de sangue a creatinina alta.
    Dr. há 2 meses ele esta fazendo 2 vezes por dia o soro subcutaneo ,ele esta tomando 500mg por dia,e a creatinina dele nao abaixa só tem aumentado.
    Fiz um exame de sangue para ver se ele tinha uma doença da Pulga,mas deu negativo, amanha estarei levando para verificar a pressao arterial.
    Peço que me ajude ,me oriente o que devo fazer? amo muito meu gato nao quero ve-lo sofrendo.
    Obrigada
    Inara

    ResponderExcluir