quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rinotraqueíte:Patogênese,Tratamento e Profilaxia.

Um dos problemas mais comuns na clínica de felinos,a Rinotraqueíte, têm um diagnóstico relativamente fácil,mas com tratamento muitas vezes frustrante ,tanto para o clínico como para o proprietário.
O agente é um DNA-vírus,um Herpesvírus de apenas um sorotipo,com vários graus de virulência.É cosmopolita,muito prevalente em toda população felina.Pouco resistente ao ambiente,sendo susceptível à vários desinfetantes e detergentes comuns.É inativado em uma temperatura de 37 graus em apenas 3 horas,e a 56 graus em apenas 5 min.Entretanto em temperaturas mais baixas(menor que 25 graus Celsius) podem resistir em até um mês no ambiente.
A enfermidade é típica de gatos domésticos,mas o vírus já foi isolado em felinos selvagens como pumas,leões e guepardos.A transmissão geralmente é direta,através de secreções oronasais de animais infectados,em fase aguda ou em quadros latentes,com sintomas reincidivantes.O contágio por meio de ambiente contaminado só é significante em gatis,abrigos e recintos com uma densidade demográfica alta,onde constantemente são depositadas "cargas" virais infectantes por meio de espirros e secreções oculares.A gata em lactação pode transmitir para a sua prole através do contato direto.
A via-de-entrada do vírus é a mucosa oronasal e ocular.O agente se replica nas células epiteliais do trato respiratório e conjuntiva,causando uma necrose multifocal epitelial.A disseminação continua até os neurônios sensoriais,principlamente o ramo trigemial,onde ficarão em latência,podendo ser reativados por meio de uma corticoidoterapia,lactação,outras doenças e estresse(mudança ambiental).Os gatos doentes já começam a liberar partículas virais a partir de 24h do início do quadro clínico.
A sintomatologia é principalmente respiratória:espirros,descarga nasal serosa ou purulenta,salivação e mais raramente tosse e dispnéia,podendo desenvolver em casos mais graves uma broncopneumonia.Sintomas oculares:conjuntivites,ceratites ulcerativas(úlceras dendríticas),simbléfaro.Em casos menos comuns podem ser encontrados sinais neurológicos como ataxia e desequilíbrio;ulcerações na pele da face,mucosas e membros.
A rinite crônica é uma complicação muito comum da enfermidade.Alguns animais sofrem várias reincidivas periodicamente,outros aparentemente ficam eternamente com secreção nasal e coriza.Isto deve-se à ação destrutiva do vírus ao epitélio nasal,a um caráter imunomediado causado pela presença latente do vírus e a infecções secundárias por bactérias(Bordetella Bronchiseptica,Mycoplasmas,Clamydophila felis,Staphylococcus,Escherichia),fungos e vírus(Calicivírus)
O diagnóstico é basicamente sintomatológico,porém em casos crônicos comvêm a realização de culturas fúngicas e bacterianas das secreções nasais.O PCR é o teste mais recomendado para o diagnóstico final da Herpesvirose.A colheita da amostra é feita por meio de swabs e esfregaços da córnea,orofaringe ; e por meio de sangue total e biopsias.
O tratamento é fundamentado no suporte clínico.Animais enfermos tendem a parar de comer,ou entrar em hipoanorexia,portanto é importante mantê-los em fluidoterapia parenteral e também com alimentação forçada,via tubos de alimentação.Em casos brandos,um orexígeno pode resolver.As nebulizações são importantes,fluidificando as secreções,aliviando a obstrução nasal.Antibióticos são prescritos para o combate às infecções secundárias,podendo utilizá-los via nebulização também.Para as ocorrências oculares,pomadas ou colírios devem ser iniciados rapidamente,evitando-se assim ulcerações corneanas graves.O uso de antivirais ainda é muito controverso,diferindo na opinião de diversos autores.Geralmente a maior eficácia destes são em casos de conjuntivites,com o uso de produtos tópicos.Alguns antivirais orais humanos já foram utilizados,destaco o Fanciclovir,com trabalho já publicado(Malik,R.),com uma boa resposta em mais de 7 casos documentados.´
A vacinação e a quarentena são ,sem dúvida,o esteio da prevenção.Animais recém-adquiridos devem ser isolados por pelo menos 30 dias,verificando a possibilidade de o animal ter o vírus em latência.A imunidade ativa é pouco sólida,protege o adulto geralmente contra infecções mais graves,mas não impede o surgimento dos sintomas.A vacinação dos filhotes se dá a partir de 9 semanas de vida em média,com um reforço após 3 semanas.Recomenda-se uma revacinação anual e depois trianual,dependendo do ambiente e do desafio.Geralmente a imunidade passiva(colostro) termina com certa de 6 semanas de idade,assim,em determinados casos pode-se iniciar a vacinação mais cedo,principalmente nos casos de mães portadoras do vírus.´Os adultos que nunca receberam a vacina pode-se seguir o mesmo esquema para filhotes.Fêmeas matrizes devem ser vacinadas antes da cruza,aumentando a imunidade.Animais idosos e portadores FIV também devem ser vacinados,excetuando-se aqueles com doenças agudas intercorrentes.
O maior problema da Rinotraqueíte Felina é,novamente,em abrigos com muitos gatos,principalmente devido ao caráter portador dos animais infectados e à falta de um controle da entrada de novos animais.

143 comentários:

  1. Oi Regi!! Amo esse seu blog!! E vejo que são assuntos bastante atualizados, eu aprendo demais por aqui!
    Esse esquema de vacinação que vc falou acima, eu posso utilizar com a Tríplice, quádrupla e quíntupla? Filhotes com 9 semanas a 1 dose e com 21 dias a 2 dose? Outra dúvida, rss, é preciso fazer a teceira dose? Existe outros esquemas de vacinação? Esse que vc postou é o mais indicado?? Obrigada!! Bjuss!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel,obrigado por opinar!
    Bem,esse é o esquema que sigo,acompanhando a opinião de vários trabalhos e colegas "experts" no assunto.Mas claro que cada quadro vacinal depende do caso em si e do animal a ser imunizado.Você sabe,nem todos precisarão tomar a Quíntupla ou a Quádrupla,depende do ambiente e desafio a que ele será exposto.A terceira dose só será feita se o processo de imunização for iniciado cedo,terminando antes das doze semanas,daí recomenda-se repetir mais uma dose.Abração!

    ResponderExcluir
  3. em primeiro lugar parabéns pelo blog! vou virar "leitora" por aqui...
    quero aproveitar pra tentar tirar uma dúvida que está me tirando o sono...tenho uma gata de 2,6 anos que ao realizar um exame de sangue de rotina, constatou-se que está com um nível baixo de plaquetas (260 m/mm3 qdo o normal seria entre 300m/mm3 a 600m/mm3, segundo a referência do exame) e também uma pequena alteração na função hepática que a veterinária explicou ser em consequência da baixa de plaquetas. ela receitou o nutrifull cat para solucionar o problema. no segundo dia que estava tomando ela teve uma febre. a veterinária disse que não teria relação com o medicamento, que não tem contra-indicação mas mandou suspender por 3 dias. voltei a dar faz 2 dois, ela não teve febre, mas está apresentando uma leve apatia. normalmente ela é bem ativa e brinca muito. tem dormido mais que o normal e brincado pouco. está bem calor na cidade onde moro (londrina/pr) e ela costuma sofrer um pouco com os dias quentes. saliento que ela está comendo normalmente e fazendo as necessidades fisiológicas e também tem todas as vacinas em dia. gostaria de saber se o medicamento realmente não tem nenhuma contra-indicação e se esses sintomas podem ser em decorrência do uso. ainda, se a medicação está adequada ao quadro que ela apresenta de baixa nas plaquetas. estou muito desesperada, nào tenho ninguém com quem conversar, as pessoas me acham "maluca" pq trato a nina como se fosse minha filha (pra mim ela realmente é) e não sei o que fazer... hj eu nào dei a medicação, ela não tem febre e continua "molinha"... vc pode me dar orientação? agradeço muito! um abraço e mais uma vez, parabéns pleo blog!

    ResponderExcluir
  4. Pati,esse caso deve ser investigado,principalmente devido ao aumento do nível das enzimas hepáticas,o que deve está originando a febre e apatia.O medicamento não causa estas alterações!Tente buscar um especialista.Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Regi! No caso de infecções secundárias causadas pelo vírus, qual seria o(s) antibiótico(s) mais indicado(s)? Sendo um filhotinho de 1 ou 2 meses? E em gatos adultos? E que suplemento vitamínico, ou complexos vitamínicos vc me indicaria? Brigada!! Bju!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mel!Me passa teu e-mail ok?Te passo os protocolos!Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!Tbm estou precisando do nome do antibiótico p catarros q estâo acabando com meus gatinhos...Agradeço muito por responder.

      Excluir
  7. a minha gata tomou as vacinas e mesmo assim ela tem sintomas da doenças ,bem fraquinha,com febre e sem vontade de beber agua,e lambe o nariz,fica meio gripadinha,é sómudar o clima que éla sente,é normal mesmo com as vacinas ela ter isso

    ResponderExcluir
  8. Olá meu gatinho tem crises como se fosse vomitar e como se o pulmaõ estivesse cheio, ele foi diagnosticado com rinotraqueite, no caso a vacina melhoraria esse sintoma? ele não tem febre, e nem secreções nos olhos, apenas tem crises umas são rapidas e outras demoram mais , foi medicado com antibiotico. obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna,de longe que estou,os sintomas do seu gatinho mais me parece asma felina.Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Reginaldo,bom dia!
    Estou com um "pequeno grande" problema e gostaria de ouvir sua opinião.Tenho um gato macho que de um ano pra cá observamos apareceram uma especie de verrugas no nariz dele.coloquei uma pomada à base de cetoconazol e elas diminuiram mas não saíram de vez.O que está me preocupando é que há mais ou menos uns 7 meses percebi que seu olho esquerdo estava lacrimejando, então fomos fomos orientados pelo veterinário a colocar um colirio à base de neomicina e bacitracina,pois podia ser conjuntivite.O olho apresentou melhoras mas após alguns dias o problema voltou, e com mais intencidade.Procuramos então outro veterinario,e eeste disse que isso era causado por verme (toxoplasma gondii) e receitou um remedio chamado Endal, que após o termino do tratamento também apresentou melhoras, mas depois de uns dias o problema voltou.Agora a secreção é escura um tom marrom o olho dele pisca muito e às vezes a pálpebra fica "inchada",mas o olho dele não fica vermelho.Aparentemente comparando um olho com outro não se percebe alteração, e também fazemos teste para ver se ele está enxergando e ele responde aos reflexos.Não sabemos mais o que fazer , moro numa cidade muito pequena que só tem esses dois veterinários e que nenhum deles faz exames para diagnosticar o problema.
    Agradeço desde já pela atenção e espero que você possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Regi, boa tarde! Encontrei seu blog por acaso, em um ato de desespero. Moro em Serra Talhada e os veterinários por aqui são especialistas em animais de grande porte ou em cachorros, apenas hum sabe de gatos. Há vários meses meus gatos apresentam sintomas de rinotraqueite, que creio está bem avançada: muita secreção nasal, lacrimal, tosse, espirros. Fui ao veterinario para vaciná-los , mas n tem vacina. Tenho que mandar buscar em Recife. Desde de ontem , o que está com perfil mais sério , não come, não brinca e está completamente apático, sem vida, febril e muito molinho. O que devo fazer? Ele pode morrer? Existe algum medicamento pra reverter este quadro? Por favor me ajuda! EStou desesperada! Franci

    ResponderExcluir
  12. Bem Franci,o mais importante é manter a hidratação e a alimentação.Tente alimentos pastosos e mais saborosos.
    Procure um veterinário para a prescriçao de antibióticos.Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ola preciso muito de ajuda, tenho 2 gatos de 9 meses que só tomaram vacina para raiva, pois eu não sabia que tinha outras vacinas, esta semana eu vermifuguei com Duprazol, e queria saber quanto tempo após a vermifugação posso vacinar com a triplice felina?
    queria saber tambem se posso seguir esse esquema:
    1ªdose: triplice (após 30 dias) 2ª dose: quadrupla (após 30 dias) 3ª dose: quintupla

    pois me preocupo de eles serem imunizado contra todas as doenças, mas lí muito que a quadrupla e a quintupla tem muitas reaçoes ruins (como câncer), e pensei q se desse uma dose de cada correria menos ricos, estou certa ou isso fará mal a eles?
    bom é que eles vão muito para rua e tem contato com outros gatos, e não quero que eles peguem nada, pode me ajudar, pois não tenho condições de pagar um veterinario, mas amo meus gatos quero ve-los saudaveis... agradeço desde já!!!

    adorei o blog e estou aprendendo muito sobre gatos, parabens!!!! já esta nos meus favoritos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Como já foi dito,Camila,o esquema de vacinação dependerá do caso em si,principalmente da exposição a que o animal se submeterá.Tudo isso deverá ser avaliado pelo veterinário.Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Olá. Tenho um gato de 4 anos que tem rinite crônica decorrente de rinotraqueíte. Apresenta secreção nasal uni e, às vezes, bilateral mucopurulenta permanentemente. Fezes, urina e apetite S/A. Minha pergunta é: vaciná-lo pode ajudar a amenizar os sinais?
    Outra questão: encontrei uma gata, aprox. 3 meses de idade, com rinotraqueíte. Foi feito tto. de suporte com antibioticoterapia e agora, aparentemente, ela está bem, mas isolada. Achas que posso colocar os dois em contato ou pode haver piora de ambos?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  16. ola.
    tenhu 2 gatos adultos e 4 folhotes todos eles estao com esse sintomas rinotraqueíte tem um que o olhinho dele ja ate fecho e gostaria da sua ajuda .
    não consultei um veterinário pois no momento nao estou em condicoes mais gostaria de sabe o que posso esta fazendo se vc pode me ajuda, qual tipo de antibiótico que colorio eu tenho que esta usando neles, se vc poder me orienta ficarei muito agradecida , os filhotes tem 2 meses , tadinhos tao xururu, ainda estao comendo ,mais o nariz esta ecorrendo eles espirram toda hora os olhinhos estao bem inchados as gatas adultas não estao tanto mais os filhotes estao sofrendo muito, por favor me de um adiagnostico.Por que nao tenho condiçoes pro remedios e mais o veterinario. meu email biancacristina_9@hotmail.com , muito obrigada . bianca

    ResponderExcluir
  17. Olá Regis!!!
    Adorei seu blog. Parabéns por ser tão atencioso com as pessoas que te procuram anciosos por respostas. Sei que é muito difícil precisar de auxílio e não saber para onde correr.
    Sou proprietária de alguns animais que resgatei das ruas e alguns que nasceram em minha propriedade, Tenho 29 gatos e 3 cachorras.
    a última gatinha, foi minha filha que resgatou do centro de zoonoses de Peruíbe. Ela chegou aqui com o olho bem inchado e apresentando espirros. Levei-a ao veterinário que receitou Ampicilina. Tomou por sete dias e depois tivemos que repetir por mais 10 dias, com orientação do próprio vet. Mas, adivinha... passou para vários outros animais adultos daqui.
    Já entrei com antibiótico para os demais que estão espirrando e com secreção e comprei um colírio (Maxitrol), porém, os olhos dos gatinhos não vem apresentando muita melhora. Quero saber se o colírio veterinário Simões tem alguma contra indicação, pois foi o que deu melhor resultado na gatinha que foi resgatada.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma dúvida: Adotei um gato que já teve quadro de rinotraqueíte e não é vacinado. Porém, já tenho outro gato em casa, que foi vacinado desde pequeno regularmente [ele tem um ano, então só tomou duas + antirrábica]. Gostaria de saber os riscos para o meu gato que tenho em casa e como eu poderia tratar o gatinho novo adotado [4 meses]. meu email é: leandrotavares90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro,você deve vacinar o gatinho recém-chegado.O gato mais antigo pode adquirir a doença,mesmo vacinado,porque a vacina não dá proteção total contra a doença,mas geralmente a manifestação do quadro clínico é mais brando.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho 4 gatos de idades entre 12 a 3 anos e a última que seria castrada engravidou. 5 filhotes nasceram no dia 22 de outubro e um deles, no final de semana passado, apresentou um inchaço no olho direito que rapidamente criou aquela 2ª pálpebra só que muito vermelha, parecendo carne esponjosa. Ele foi ao veterinário, ciprovet e duotrill foram receitados,foi dito que é doença comum de filhote, que provavelmente é passado pela mãe e hoje ele está praticamente curado. Só que no meio da semana uma filhote começou a apresentar sintoma parecido, nada tão sério, usei os mesmos remédios, ela está excelente. E na noite de sexta (10/12), 3 dos gatos adultos estão lacrimejando, criando uma secreção parecida com pus no canto interno dos olhos. Será conjuntivite? Ou alguma outra doença associada? Com exceção dos olhos, estão todos muito bem, correndo, brincando, se alimentando, fazendo suas necessidades, nada de febre, nada de tosse..., a mãe, que tem 6 anos, está perfeita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Gostaria de saber se um gatinho de +-14 dias q/ não tenha apresentado nenhum dos sintomas citados acima e nenhum outro sintoma(observo q/ ainda estava c/os olhos fechados), pelo menos aparente, fora o relato de q/ menos de 24 horas antes de morrer começou a não querer mais mamar nem ser alimentado por mamadeira, poderia a causa dessa morte ter sido causada por rinotraqueíte?

    ResponderExcluir
  22. Ola,tenho um gato com 5 anos ele está com Rinotraqueite Felinai não sei o que fazer!
    Só a vacina resolve? obrigada

    ResponderExcluir
  23. Duda,sim pode ser,mas muistas outras causas também.
    Lillyan,a vacina é prara prevenção apenas,procure um tratamento.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  24. OI,Reginaldo.Tenho um gatinho que vive com problemas de pele .Ele fica se lambendo muito e perde muito pelo dessa forma .Foi feito tratamento para alergia com depomedrol .Ele melhora por uma época e depois tudo retorna.Eu morava nos EUA e nos mudamos há quase 2 anos para o Brasil .Lá ele não tinha nehum problema de pele .Seria então uma forma de stress a não adaptação ao novo ambiente???Obrigada

    ResponderExcluir
  25. OLÁ,

    GOSTARIA DE SABER O QUE CAUSA PLAQUETAS BAIXAS EM UM GATO QUE TAMBEM TEM INSUFICIÊNCIA RENAL;APENAS SOROTERAPIA É O TRATAMENTO?

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana,muito provável que seja problema sim de adaptação.
    Rubi,já têm um post sobre plaquetas no blog,dê uma olhada.
    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  27. Dr Reginaldo, por favor me ajude!!
    Meu gato de 1 ano contraiu a rinotraqueíte, tenho fito o tratamento com antibióticos como Baytril e o Maxicam, porém, não tenho obtido resultados, o que faço?? Já gastei tudo o que pude com o veterinário de minha cidade, não aguento mais ver meu bichinho sem comer, triste e caído pelos cantos, me ajude, por favor!!!

    Janaína Tostes
    Campos dos Goytacazes-RJ

    ResponderExcluir
  28. Olá Dr Reginaldo, conhece algum laboratório que faça o exame de pcr para o herpesvírus felino em SP?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Oi Dr,meu gato de 8 nos foi diagnosticado com rinotraqueite,ficou 5 dias internado tomando antibióticos e antinflamatórios.Voltou p casa na sexta e continua espirrando e eliminando secreções pelas narinas q estão lesionadas...com algumas feridas.Hj notei q esta com uma lesão na pata direita dianteira.Com posso aliviar esses sintomas?Posso continuar com antibioticos? e o antiretroviral Fanciclovir citado acima? Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. DR.REGINALDO, TUDO BEM? TENHO 6 LINDO GATOS, QUE NÃO TEM CONTATO COM OUTROS GATOS, MAS ELES CONTRAIRAM RINOTRAQUEITE, ESTOU ESTIMULANDO ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO VO.POSSO VACINA-LOS NESSA FAZE OU ESPERO PASSAR? VC PODE ME INDICAR OS ANTIBIOTICOS? AGRADEÇO TANIA

    ResponderExcluir
  31. Olá,a vacinação só pode ser feita quando os gatinhos estiverem normais.
    Todo o tratamento deve ser observado de perto pelo veterinário,tanto pela prescrição do fanciclovir como de antibióticos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  32. Meu gato voltou com rinotraqueíte do veterinário e passou para as minhas duas gatas, uma delas está amamentando filhotes de 1 mês e claro, passou pra eles também! Não param de espirrar, tem secreções nos olhinhos e um deles não abre mais um olho, fui verificar e ele chorou muito, acho que está sentindo dor, percebi que está muito vermelho. As minhas gatas já estão medicadas, tomando injeções diárias que o veterinário passou, os filhotes não estão bem, esse veterinário disse que talvez a minha gata cure eles através do leite, mas o fato é que ela não está comendo e não está querendo amamentar, está meio depressiva.. Com as minhas gatas a preocuoação é menor já que elas já estão medicadas, mas os filhotes não estão e eu estou percebendo que eles não estão nada bem. Você pode me ajudar com algum medicamento que eu possa dar para eles melhorarem? O meu e-mail é priscilaaserejo@gmail.com Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Oi, tenho uma gato de 1 ano e 5 meses e tem rino. Já foi vacinado e sempre quando fica estressado, fica com febre e seus olhos estão sempre lacrimejando. Sempre levo no vet e já tomou antibioticos, usei colirios.... passa e depois volta. Agora no inverno ele voltou a espirrar e seus olhos estão lacrimejando mais. Tenho vários remedios em casa. Pros olhos já usei tobrex, terramicina e ciprovet e nada adianta. teria outro medicamento pros olhos? aguardo retorno, obrigada

    ResponderExcluir
  34. Procure um especialista Luciana,pode haver complicações além de uma virose.

    ResponderExcluir
  35. Ola, tenho uma duvida, pois tenho 4 lindos filhotes de persa com 2 semanas e eles estão abrindo os olhos, so que estão enflamados com pus e muito vermelhos e enchados, o que tenho que fazer? Estou desesperada porque eles demostram dor.... Me ajude

    ResponderExcluir
  36. Biah,têm um post sobre conjuntivite aqui no blog.
    Leve-os logo para o veterinário,pois podem ter problemas sérios na visão.

    ResponderExcluir
  37. Oi,minha gata tem 1 ano, ela ta espirrando,repirando pela boca,e com os olhos inflamados,e tambem esta babando,esses sintomas sao normais?Me ajuda!

    ResponderExcluir
  38. Dr Reginaldo, boa noite.
    Tenho 4 gatos adultos e 8 filhotes (3 semanas) Todos eles apresentam secreção nos olhos, dificuldade para respirar, espirros, falta de apetite e algumas vezes estado febril. Pesquisei em sites sobre tratamentos. No momento não posso levá-los ao veterinário, tenho limpado os olhinhos e a narina (ou fucinho não sei) com soro e dou Glicopan, mas não estão melhorando. Pesquisei sobre antibióticos e achei informações da amoxilina, mas tenho medo de medicar de forma errada e piorar o quadro. Os filhotes já apresentam uma camada de secreção que cobre os olhinhos mesmo após a limpeza, será que isso pode cegá-los? Referente a medicação o Sr. pode me orientar? Agradeço desde já.
    Nara Corsi
    nara_corsi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá! Gostaria de ajuda...acabei de perder minha gatinha, tinha 9 meses aproximadamente (encontrei na rua, vacinei, castrei, e tudo o mais), e ontem simplesmente cheguei em casa e encontrei ela respirando mal, e acabou falecendo por edema agudo de pulmão...O que me intriga é que ela não estava doente, pela manhã estava normal, era ativa, mt dócil...Só quando a veterinária abriu p vermos, os pulmões tinham um aspecto meio emborrachado, e eram laranjados...E só. Alguém já viu algo parecido? Ela nunca tinha tido doenças enquanto esteve comigo (desde os 2 meses), e não tinha contato com outros animais, a nao ser na castraçao, há 1 mês)...Será que havia alguma infeccão que pudesse levar a um quadro assim? Ou alguma má formação??
    Obrigada! julianaloes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi,que tristeza hein.Uma pena.
    A colega coletou material para exames?Ficaria mais fácil descobrir a causa.

    ResponderExcluir
  41. Olá, Adorei o blog, me tirou muitas dúvidas em outro momentos. Hoje estou com um gatinho que achei na rua , ele deve ter mais ou menos um mês de vida, está espirrando o tempo todo como se tivesse tentando colocar alguma secreção para fora e seus olhinhos estão lacrimejando porém não apresenta nenhuma cor amarelada, só está lacrimejando além do normal. Poderia ser um caso de rinotraquite? O que faço?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Reginaldo em primeiro lugar parabéns, nos que não temos um conhecimento tecnico-cientifico sempre ficamos na duvida, mas obersavando seu blog , deu pra ter uma noção da patologia, Tenho um gato e seu medico veterinario está suspeitando que seja a rinotraqueíte, o que me deixa triste e que ele é um gato de 12 anos e meio, o que me leva a crer que seu sistema imune estege bastante delibitado, sou farmaceutico-bioquimico, fiz uns exames nele logo quando apareceu seus primeiro sintomas, mas como sou leigo em fisiologia felina, fiquei com burros nagua, mas seu medico disse que tava alterado, sendo que hj faz 8 dias que ele está doente, e obersando seu blog me deu um ar de esperança, vou começar um tratamento com uma alimentação balanceada e não deixarei desidrata-lo, mas gostaria de saber se voce tem mais informações para que eu possa tá empregando, desde já agradeço sua pessoa pela as informações prestada aki em seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Amigo,peça para procurar outras enfermidades concomitantes,deve haver outro problema debilitante nessa idade.Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Reginaldo,

    Como devo proceder minha gata filhote (9 meses) está de novo com os sintomas de rinotraqueite (olhos lacrimejando, secreção nasal, espirros), ela teve com 4 meses e foi tratada com antibiótico.
    Mas agora seria possível trata-la apenas com acetilcisteína + suplemento alimentar + própolis, evitando assim o uso do antibiótico?
    Há apenas 3 dias este quadro clinico teve inicio. O que devo fazer?
    Será que a vacinação poderia ajudá-la a evitar estes quadros?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. olá, minha gatinha está com todos os sintomas desta doença. estou muito assustada pq estava tratando como uma gripe comum, ontem comecei com medicamento homeopático, mas estou muito aflita pq quero ver logo surtir efeito e isso não está acontecendo. liguei para a veterinária que só poderá me atender amanhã a noite. até lá meu coração está muito temeroso. os sintomas começaram no domingo, acha que ela corre risco de morte até amanhã a noite? deve por minha conta comprar antibiótico e aplicar? preciso muito de sua orientação. grata Jecilda

    ResponderExcluir
  46. D. Reginaldo boa tarde meu nome é Juliana tenho 10 gatinhos e todos eles ficaram com rinotraqueide começou com quatro e os outros em questão de dia teve os sintomas então medicamos a todos nove estam reagindo mt bem ao medicamentos voltaram a comer,brincar e etc.So que um deles de sete anos ñ tem reagindo como deve aos remédios ja estar doente a duas semanas e estamos medicando com;Redoxon,Bactrosina(injetavel),acetisteina,biotil generico do nutralafe,Bensentacil(injetavel),temos dado soro intravenoso,a ração A/D para gatos e cachorros debilitados temos colocado uma pitada de agua para ficar facil de puxar pela seringa e assim dar na boca pq estar machucada e de liquidos agua e um energetico que comprei em um pet shop e damos na boca,fora a nebulização duas vezes ao dia,sou do RJ então estamos tratando o na Suipa e acredito que eles nem sabe o que ele tem pq diz que tem uma virose e pelo fato de estar com a imune baixa tenha desenvolvido a pif pq estava com uma barriganha de agua a qual não tinha liquido e descobrimos que estava cheio de ar ja que respirava pela boca e teve uma veterinária de la que disse que a pif ñ tem exame so pelo liquido da barriga caso tenha e eu descobri que tem outros exames sim,agoro pediram a sorologia da fiv e felv e pesquisando descobri que a fiv é transmitida pelo gato infectado atraves de brigas e meus gatos são de casa e ñ tem contatos com os externos e quanto a felv vi os sintomas e são diferentes do que ele tem que é prostação,secreções pelo nariz e olhos,conjuntivite,febre,a respiração pela boca a qual agora estar melhor do que antes a qual esticava o pescoso constantemente para respirar,vai mais ao banheiro para fazer xixi esta semana so defecou pouquinho e uma vez,hj quase fez mais cm estava demorando no banheiro e minha mãe o estava alimentando o ela viu o que ele ia fazer pq o bumbum dele estava sujo,acredito que o que ele tem é uma rinotraqueide aguda tiramos um rx do pulmão dele dia 15/12 e estava limpo o veterinario disse tambem da suipa disse que talvez as secreções dele estava sendo produzindo de uma expecie de sinusite,acredito que ele ñ estar respondendo bem aos remedios pq a imune deve estar mt baixa ainda mais tomando dois antibioticos e so mente o probiotico para aumentar a imune dele sera que ñ algo que possamos fazer para ajudar a levantar a imune dele e assim o organismo dele o meu email é julianarlima2004@ig.com.br me ajude com o meu filho obrigado

    ResponderExcluir
  47. Boa noite! Ótimo blog... Muito bom! Parabéns!
    Meu gatinho tem 1 ano e foi diagnosticado com essa doença, entretanto, não está tossindo nem espirrando. Espirrou um pouco no início, mas antes mesmo de dar qualquer remédio ele já não espirrava. O médico passou Lexin, Ketofen e um gel para os olhos. O gato continua comendo normal. Tenho muito medo dele não ficar bom. Posso pegar alguma doença transmitida por ele?

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    adorei as informações. Tenho um gato que está com broncopneumonia e já passou por 2 médicos. Estamos fazendo as nebulizações, dando o antibiótico, água e alimentação "forçadas". Ele também já esteve no soro com gicose e remédios por 5 dias. No entanto o tratamento já dura 3 semanas. É normal que dure tanto tempo assim?
    Obrigada,
    bjinhos
    Luana

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde tenho um gato de 12 anos Neguinho e faz uns quatro dias que esta saindo um a secreção purulenta fetida de seu olho esquerdo,ele esta bem debilitado nao esta mais comendo com seu bom apetite e estava urinando com sangue ele esta bem magrinho, estou administrando antiflamatorio e antibiotico ,minha maior preocupação é com a contaminação,gostaria de saber se esta doença pode ser passada para cachorro?
    obrigada

    ResponderExcluir
  50. olá, Estou com um problemão, tenho 10 gatinhos filhotes com sintomas de rinotraqueite, idade entre 1 e 4 semanas, meu veterinario prescreve amoxilina, mas tenho perdidos muitos bebês, preciso urgente de uma formula mágica, socorroooo !!

    ResponderExcluir
  51. BOA TARDE A TODOS. ESTOU AQUI DESESPERADO PROCURANDO UMA SOLUCAO PARA O MEU GATINHO, POIS JA FICOU INTERNADO VARIAS VEZES NO HOSPITAL SENNA MADUREIRA EM SAO PAULO, MAS O PROBLEMA NAO FOI RESOLVIDO. COMECOU A MAIS DE 1 MES COM ESPIRROS E O GRAU FOI AUMENTANDO COM INFLAMACAO NA FACE DO LADO ESQUERDO, OLHOS E NARIZ CONGESTIONADOS SAINDO PUS E SANGUE. ELE NAO ESTA COMENDO , BABA A CASA INTEIRA, ESTA MUITO MAGRINHO,ETC. JA ESTA TOMANDO VARIOS MEDICAMENTOS MAS NAO VEJO MELHORA...... PAREI O MEDICAMENTO ONTEM E ESTOU DANDO COMIDA NA SERINGA. GASTEI MAIS DE 5 MIL REAIS COM INTERNACOES ,EXAMES E ATE PARA TIRAR ALGUNS DENTES DO MEU GATO NO HOSPITAL SENNA MADUREIRA EM SAO PAULO. COM TUDO ISSO O MEU GATO AINDA CONTINUA MAL......PRECISO SABER SE ALGUEM TEM ALGUM CASO PARECIDO PARA ME AJUDAR.
    AGRADECO DESDE JA QUALQUER AJUDA.....ME ENVIEM EMAIL POR FAVOR......

    EMAIL: carlosandredemelo@gmail.com

    OBRIGADO CARLOS MELO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      pode ser rinotraqueite mas aprendi uma receita homeopatica
      Bryonia dióica CH8 e se for filhote CH6 para esta enfermidade,fazer em glóbulos ,nas 1ª s 12 horas dar 2 globulos dissolvidos na agua filtrada uns 4 ml a cada hora,não colocar as mãos nos globulos,ok?depois somemte colocar na agua que costuma beber por semanas.

      Excluir
  52. Muito obrigada pelo artigo,pois minha gatinha de três meses está com a doença,e apesar de ter melhorado no geral,ela acabou de apresentar tosse e dispnéia,por isso não quer comer agora.Ela está precisando da receita do colírio também.A levarei amanhã o mais cedo que der no veterinário!Graças ao artigo,pude perceber a gravidade da coisa!

    ResponderExcluir
  53. OLÁ! ADOTEI UMA GATINHA HÁ CERCA DE DOIS MESES. TEM VACINAS EM DIA. APRESENTA ESPIRROS FREQUENTES, COM SECREÇÃO ESPESSA E ESTÁ SEM APETITE. NÃO ESTÁ CRESCENDO. JÁ LEVEI DUAS VEZES A CONSULTA E FORAM RECEITADOS ANTIBIOTICOS, SEM MELHORA. LENDO SEU BLOG, IDENTIQUEI SEMELHANÇA COM RINOTRAQUEÍTE POR HERPES. NESSE CASO, COMO TRATAR?

    ResponderExcluir
  54. Antes de mais nada prazer em conhece-lo Dr. Reginaldo Pereira. Li seus conselhos no Google e creio que podes me ajudar . Meu gato começou a dois dias a espirrar e está com o nariz cheio, não tenho certeza quanto aos pulmões, está muito amuado , será que é Rinotraqueíte como li no seu Bloger e acho que fiz uma burrada, dando Tylenol infantil, cerca de meia colher de café ontem a noite e hoje lá pelas dez horas da manhã repeti a dose. Bom dormiu o dia inteiro , aí lá pelas tres da tarde fiz ele comer carne moída cozida com arroz e ração, comeu bem e voltou a dormir, mas está amuado. O Sr poderia me ajudar ? Estou desempregado no momento e não tenho como pagar um veterinário. Bom, obrigado por sua atenção e aguardo resposta !

    ResponderExcluir
  55. ola´tenho duas gatinhas com quase dois meses que está com todos os sistomas de rinotraqueite e nao sei que remedio dá eu tinha outro da mesma ninhada e morreu hoje com falta de ar e vomitando uma secreçao escura por favor doutor eles sao muito pequenos fico com medo de dar um remedio errado me ajude !

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pelo seu blog! Trabalho com cães mas minha mãe tem 5 gatos que apresentam secreção ocular e espirros. Ao que parece pode ser rinotraqueíte, mas já marquei consulta no Vet para tomar as providências. O maior problema no entanto é que a 30 dias ela perdeu um gato que estava com esporotricose. Internei ele por 2 meses mas o estado dele já era bem ruim e para piorar ele tinha bronquite. Minha grande dúvida é que um dos gatos apresenta problema respiratório parecido com o que faleceu e percebi um carocinho no nariz. Apesar de ele não ter lesões, me preocupo de no caso dele ser esporo. Os outros só espirram e tem secreçao ocular mesmo. Me tire uma dúvida... Como analisar se é esporotricose sem o felino apresentar feridas? Grata

    ResponderExcluir
  57. Minha gata siamesa está lacrimejando e fica parada um bom tempo pelos cantos da casa, parece também que está com a barriga inchada, anda me arranhando e mordendo quase sempre que chego perto... Ela nunca foi de fazer isso... Me ajudem, não quero perde-lá

    ResponderExcluir
  58. Olá Joaninha.
    Se vc está em São Paulo sugiro que procure o hospital veterinário da Faculdade Anembi-Morumbi, são muito atenciosos e com valor acessível.
    Atendem em duas unidades Mooca e Morumbi. Informe-se pelo site quanto a dias e horários de atendimento,
    Saúde para seu mascote!
    Carlos

    ResponderExcluir
  59. Boa noite,
    Tenho uma gata com 3 anos que tem tosse,e a temperatura sempre baixa.
    Já a levei a 2 vet e receitaram cortizona. Acontece que, durante o tempo q toma a cortiz, não tosse, mas logo que paramos começa a tossir. Ninguem me sabe dizer o que minha gata tem. Será q alguem me pode ajudar . Obrigada

    Eduarda

    ResponderExcluir
  60. Olá, meu gato tem três anos. Ele apresentou um quadro de gripe felina há quase duas semanas. O tratamento foi feito logo no início com Azitromicina (tratamento com este remédio durou 5 dias) e também com Redoxon gotas... Ele voltou a comer a ração seca - coisa que não estava fazendo mais, só comia coisas pastosas ou líquidas -, voltou a andar por toda casa e está todo espertinho. Mas os espirros e o nariz continua com coriza. Ontem ele espirrou mais forte e percebi umas gotículas de sangue, porém as vezes que ele espirrou hoje não encontrei mais sangue... Enfim, depois desse episódio voltei com a Azitromicina. Os olhinhos dele não lacrimejam mais, mas esse espirro não cessa, não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  61. Olá, parabéns pelo blog. tem informações por vezes difíceis de encontrar na net. Bom, no meu caso, tenho um persa de 6 meses. Comprei-o há 1 mes e meio. Desde então ele vive espirrando (secreção mucopurulenta), com a boquinha aberta, respiração ofegante. Só melhora com antibiótico. Dia desses fiz um Rx e foi constatada pneumonia leve. Ele come como um cavalo, está crescendo muito e ganhando peso rápido. Brinca não tem febre nem ulcerações oculares ou orais. Já não sei o que fazer, pois temo que numa dessas crises ele acabe evoluindo para pneumonia grave. Faço nebulização com soro (já fiz com garamicina)todos os dias. Por favor, me de sua opinião. Será que ele tem só sinusite ou tem alguma doença do trato respiratório superior? Seria interessante fazer PCR para diagnóstico preciso? Estou ficando muito preocupada.

    ResponderExcluir
  62. oi interessante esse blog
    perdi um filhote hoje, por causa dessa doença e ele tinha contato com outros dois gatinhos ,peguei os três na rua .Esse em especial não era de espirrar mas os olhos sim eu achava que lacrimejava demais .O fato é que de anteontem para hoje ele so comia forçado e cheguei a comprar um leite de soja ,ontem a noite passou muito mal ,levei ao vet que diagnosticou ser rinotraqueite , porém ele hoje não resistiu e sofreu bastante ,estou achando que os outros podem ter pego o virus mas como saber ,comem normalmente e brincam ,mas estou achando que a probabilidade é enorme ,pois são filhotes e ficavam juntos ,o que faço ??esse virus fica no quintal?? por quanto tempo ,como saber o que fazer .Estou muito triste e com mau pressentimento que os outros pegaram a doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meyry,os vírus têm uma certa resistência ambiental.O ideal é que vacine-os logo e separe os doentes.

      Excluir
  63. Maria,sua gata provavelmente sofra de doença brônquica,que responde bem aos corticóides.
    Márcia,alguns animais ficam com sequelas devido à infecção ao herpesvirus,mas convêm levá-la logo para avaliação veterinária.
    Marcia Terra,provavelmente seja uma rinotraqueite reincidivante,ele têm que ser reavaliado e revisto o tratamento.
    Meyry,os vírus têm uma certa resistência ambiental.O ideal é que vacine-os logo e separe os doentes.
    Abraço e obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  64. Reginaldo muito obrigada ...

    Só para esclarecer ,os dois doentes podem ficar juntos ?
    Qual a melhor vacina ? a polivalente ??

    ResponderExcluir
  65. Olá Dr. Reginaldo, me chamo Gisele e estou muito preocupada com minha gatinha ela tem 9 anos e esta a 2 anos comigo. Na semana passada apareceu tipo uma afta no canto da boca dela,depois cresceu uma pelinha e sumiu, já no domingo à noite percebi que o miado dela esta baixinho sumindo, nessa madrugada ela espirrou algumas vezes, e hoje ela esta miando mais não esta saindo som nenhum. Aqui onde mora não estou encontrando veterinario só no sabado, entao um rapaz do pet shop me deu um antibiótico o ibatrin oral, dei a segunda dose agora mais não sei se é o correto pois ele nem a viu. Ela esta comendo normalmente,não sei como ver a febre me falaram que é o nariz seco e isso o nariz dela ta até aspero de seco. ME AJUDA Dr. estou muito preocupada pois ela só quer ficar deitadinha sera que pode ser emocional tambem, porque eu peguei um gatinho ja faz uns quinze dias e ela se afastou só fica no quintal e antes e sempre estava perto de mim.Meu e-mail é gisele910.ferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pelo seu trabalho doutor!!! Pra mim vc é o melhor nessa vida felina!!! rsrsrsr, beijão

    ResponderExcluir
  67. BOA NOITE DR. REGINALDO, ESTOU COM UMA GATA SIAMESA QUE COMEÇO APRESENTAR O QUADRO DE LACRIMEJAÇÃO NOS OLHOS E ESTA SEM VONTADE DE COMER ONTÉM ANOITE PELA MANHÃ ELA COMEU SUA RAÇÃO E FOI DAR SUA VOLTINHA, QUANDO ELA VOLTOU ESTAVA MEIO JURURU, COM O OLHO DIREITO INCHADO E LACRIMEJANDO, NÃO NOTEI ESPIRROS, OU SALIVAÇÃO, MAS ELA E UMA GATA MUITO AGITADA E ARISCA ELA ESTA MUITO QUIETA EM UM CANTO NÃO QUER SE ALIMENTAR, QUANDO NOTEI O QUADRO DELA COMEÇEI A ADMINISTRAR O ANTIBIOTICO DOXITEC 200MG EU DOU MENOS DA METADE, POIS NA PRESCRIÇÃO E INDICADO PARA DOENÇAS RESPIRATORIAS, QUANTO TEMPO DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO ELE COMEÇA DAR EFEITO, TIVE UM OUTRO GATO QUE NA SEMANA PASSADA FICOU DO MESMO JEITO SÓ QUE ELE SALIVAVA MUITO, MAS AGORA ESTA MELHOR COM RELAÇÃO A DOENÇA RINOTRAQUEITE QUANTOS DIAS ELA LEVA PARA APRESENTAR MELHORA E QUAL COLIRIO POSSO USAR NOS OLHINHOS DELA ME MANDE RESPOSTA POR GMAIL, lucianecarlini2@gmail.com, MUITO OBRIGADA E FICO NOI AGUARDO DE UMA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  68. Olá. Desde já o parabenizo pelo blog!

    Depois de raio x, minha gata foi diagnosticada com pneumonia, foi medicada por 12 dias e melhorou aparentemente. Depois ela fugiu e ficou 2 dias na rua e inclusive, tomou chuva. Quando voltou, a crise de falta de ar estava mais grave. Foi diagnosticada com broncopneumonia. Nas crises, ela arregala os olhos, abre a boca, coloca a lingua para fora e faz contrações com a barriga, forçando o pulmão para conseguir respirar. Estamos dando xarope 1x ao dia, so que toda vez que aplicamos o xarope na boca ela tem crise, como se a crise fosse nervosa. Além do xarope estamos levando dia sim dia não na clínica para se aplicado antibiotico. Ela tem tossido, como se estivesse expelindo o catarro e depois engole. Logo após a tosse, ela começa a crise de falta de ar. Toda vez que ela tem crise, colocamos ela na vaporização. Não sei mais se os remédios tem adiantado e não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  69. Me ajudem!!
    Tenho 4 gatos, um macho e 3 fêmeas, uma delas, a mais velha está parida e com 6 recém nascidos, mas vamos ao que interessa.
    De uns dias pra cá vi que o macho tava tossindo, no dia seguinte ele tinha uma "gosma" no rosto, eu peguei o papel higiênico e ví que ela tem uma cor que lembra o marrom, mas muito fraca, no dia seguinte foi a vez da irmã dele apresentar essa "gosma", mas dessa vez parecia mesmo que era saliva, chegou a pingar. Eles também não estão comendo mais, era 1 real de ração por dia e semana passada comprei 4 reais e até hoje tem ração, eles também só querem comer se for carne, mas mesmo assim tô muito preocupado. Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você conseguiu descobrir o que era? Meu gato teve o mesmo diagnóstico e agora está com um dos olhos lacrimejando também. Obrigada.

      Excluir
  70. Bom dia Dr Reginaldo!
    Estou com um problema sério e preciso muito de ajuda. Peguei um gato adulto e doente na rua há alguns dias.Não sei ao certo quantos anos tem. Estava chovendo e ele estava completamente encharcado deitado na calçada e ofegante.Aquilo partiu meu coração e mesmo sob protestos veementes do meu marido, o levei para casa.Achei que depois de aquecê-lo e alimenta-lo ele ficaria bem, mas não foi isso o que aconteceu.Ele está piorando cada vez mais e como não disponho de dinheiro para levá-lo ao veterinário (estou desempregada e tenho filhos) comecei a procurar ajuda na internet.Pelos sintomas ele está com rinotraqueite.Estou fazendo nebulizações com mucosolvan,e forçando-o a tomar antitérmico, só que toda vez que forço ele tem espasmos horríveis.No começo ele ainda comia alguns grãos daquela ração tenra vendida em sachê, agora nem isso quer mais, além disso não toma nenhum líquido.Vi um tutorial na internet de como hidratar por via sub-cutânea e acho que seria capaz de fazer direitinho,só que não sei se seria indicado e nem sei que quantidade seria necessária.Por favor, me ajude a salvar esse bichinho!Sinto que ele não dispôe de muito tempo mais.Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Dr Reginaldo!
    Estou com um problema sério e preciso muito de ajuda. Peguei um gato adulto e doente na rua há alguns dias.Não sei ao certo quantos anos tem. Estava chovendo e ele estava completamente encharcado deitado na calçada e ofegante.Aquilo partiu meu coração e mesmo sob protestos veementes do meu marido, o levei para casa.Achei que depois de aquecê-lo e alimenta-lo ele ficaria bem, mas não foi isso o que aconteceu.Ele está piorando cada vez mais e como não disponho de dinheiro para levá-lo ao veterinário (estou desempregada e tenho filhos) comecei a procurar ajuda na internet.Pelos sintomas ele está com rinotraqueite.Estou fazendo nebulizações com mucosolvan,e forçando-o a tomar antitérmico, só que toda vez que forço ele tem espasmos horríveis.No começo ele ainda comia alguns grãos daquela ração tenra vendida em sachê, agora nem isso quer mais, além disso não toma nenhum líquido.Vi um tutorial na internet de como hidratar por via sub-cutânea e acho que seria capaz de fazer direitinho,só que não sei se seria indicado e nem sei que quantidade seria necessária.Por favor, me ajude a salvar esse bichinho!Sinto que ele não dispôe de muito tempo mais.Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  72. Bom dia, Dr. Reginaldo.
    Um dos meus gatos tem 4 anos, é castrado, vacinado (contudo está com o reforço desse ano um pouco atrasado), que vem apresentando nos últimos dias sintomas da rinotraqueite.
    Ele parou de comer a 5 dias, primeiramente associei a falta de apetite a estresse pois eu havia resgatado um filhotinho na rua e ele é extremamente territorialista, nos dias que o filhote ficou na minha casa ele ficou separado dos outros animais, mas por um descuido acho que eles chegaram a ter um minimo contato. Todavia, meu diagnostico de estresse falhou quando levei o gatinho para casa da minha mãe e ainda assim meu gato continuou sem se alimentar. Desde ontem reparei que ele vem babando muito, quando o levei ao veterinário encontramos aftas na boca dele, o veterinário me mandou limpar a boca dele com periogard 4 vezes ao dia e dar Energy Pet para estimular o apetite. Observei que ele está com fome, vive procurando comida, já ofereci de todos os tipos, até mesmo papinha de bebê, mas ele cheira e não come, quando é algo que realmente interessa a ele, ele coloca na boca e cospe.. nem mesmo água ele está bebendo.
    Desde novo ele espirra bastante, consultei ao veterinário mas ele disse que era normal.
    Estou bastante aflita, hoje vou leva-lo para fazer exame de sangue, mas nunca tenho muita confiança no posicionamento dos veterinários em relação a felinos, por isso ficaria muito grata com sua ajuda.
    Meu e-mail é: lurvarejao@hotmail.com
    Atenciosamente,
    Luana

    ResponderExcluir
  73. Olá Reginaldo! Parabéns pelo belo trabalho aqui no blog! Minha gata castrada, de mais de 10 anos,tem rinotraqueíte há 4 anos. Agora começa a sofrer com a respiração, principalmente quando dorme. Aplicamos dois tipos de antibiótico q só amenizaram os sintomas e agora ela voltou a respirar com sofreguidão (também por causa, imagino, do inverno rigoroso no sul do país). O que faço? Abraço fraterno. Adriane

    ResponderExcluir
  74. Ola, adotei um gato de doação de uma senhora que não o quis mais, tenho uma gatinha de 8 meses e eles estão convivendo há 2 dias, hoje a minha gatinha comecou a espirrar e esta com o narizinho vermelho. O que pode ser? Tenho medo que possa ser algo grave. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  75. Muito bom o texto sobre rino. Mas ficou-me uma dúvida... Como um animal de 4 anos, que nunca adoeceu, vacinado, com ótima alimentação, e sem acesso à rua e à outros animais, pode contrair rinotraqueite?
    Minha gata tem quatro anos e jamais adoeceu. Não vai às ruas (tenho telas de proteção), não tem contato com outros gatos, é vacinada, come ração de ótima qualidade. Descobri que ela está com baixa imunidade. Está sendo medicada com antibiótico, Interferon e complexo vitamínico. Depois farei novos exames de sangue. Recentemente, ela começou a espirrar, mas sem secreção nos olhos ou no nariz. Suspeito de rinotraqueite.
    A levarei para nova consulta.
    Seu texto é esclarecedor, mas restou uma dúvida... Como um animal, com as características da minha, sem contato com ambientes ou animais infectados e vacinada, pode contrair rino?

    ResponderExcluir
  76. Olá, boa noite!
    adotei uma gatinha há uma semana e descobri que ela tem PIF. ela está internada, a veterinária não me deu esperanças. mas eu tenho um gato de 5 anos, e gostaria de saber se ele corre o risco de pega a doença. o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  77. Bom Dia Dr. Fazem 8 dias que trouxe para minha casa uma gatinha de rua com + ou - 8 meses e ela está prenha e falta pouco pra dar á luz e já fazem 5 dias que está constirpada e tossindo, espirrando, os olhos lacrimejando, ela chegou super bem, mas agora tá muito mal. Ela já vai ter os filhotes e gostaria de saber o que faço pra aliviar um pouco essa dificuldade respiratória? Li sobre a homeopatia Brionya Dióica tava pensando em dar uns 2 glóbulos, será que adiantaria? Pois teria que ser um medicamento mais imediato. O que faço??? Grata Meu e-mail: marciatutti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  78. Estou com um gatinho de 13 dias com principios dos sintomas da Rinotraqueite, o que devo fazer???? Os outros da ninhada acabaram morrendo pois eu não tinha conhecimento, gostaria de conseguir salvar este!!!!!!

    ResponderExcluir
  79. Dr. Reginaldo:

    Adotei um gato há dois anos. Agora ele esta com problemas de fazer xixi. É triste ver o quadro: ele num canto, pulando feito camguru e soltando uma baba (não muita. Mas ele se alimenta de frango, não gosta da ração passada por um médico, a Hills. Tomou umas dez injeções de antibiotocos mas que de nada adiantaram. O que devo fazer?
    Moro em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  80. Oi dr Reginaldo, estou desconfiada de que meus três gatinhos estão com rinotraqueite, pois apresentam todos os sintomas. No entanto, uma filhote que estou cuidando está apresentando uma feridinhas pelo corpo. Eu gostaria de saber se esta doença apresenta problemas de pele junto com os outros sintomas.

    Obrigada,

    Guadalupe.

    ResponderExcluir
  81. Dr. Reginaldo, sou protetora e tenho 22 gatos e uma dúvida: a Rinotraqueíte é tratével com antibióticos? Ou não adianta entrar com medicação? Meus gatos estão assim, espirrando e com secreção nasal, não sei o q faço.. da ultima vez mediquei com Doxixiclina e Prednisona mas acho q agora não é o caso.. queria saber se tem alguma forma de protelar o desenvolvimento do problema..! Meu email é patislv@hotmail.com
    Obrigada!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  82. minha gatinha ta vomitando muito emagraceu acho que ela ta com febre e ta sem apetite mais ta urinando e fica minhando sem parar to dando soro cazeiro e plasil pro vomito mais acho que ela precisa de antobiótico qual eu poderia dar a ela?

    ResponderExcluir
  83. minha gatinha ta vomitando muito emagraceu acho que ela ta com febre e ta sem apetite mais ta urinando e fica minhando sem parar to dando soro cazeiro e plasil pro vomito mais acho que ela precisa de antobiótico qual eu poderia dar a ela?

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde...creio que meu gato esteja com Rinotraqueite...todos os sintomas...que remédio ou vacina devo aplicar...se possível me ajude
    Desde já agradeço.
    meu email
    leandream79@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Olá! Talvez eu receba uma gatinha doente aqui em casa por 2 dias, porém eu tenho mais 2 gatos que não estão com a vacinação em dia... eu posso isolar a gatinha doente em um comodo e depois, com o auxilio de desinfetantes, tentar matar o virus e liberar que os meus gatos voltem a frequentar o quarto? Como seria um processo seguro para fazer isso?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  86. olá, boa tarde


    olhei vários comentários e estou aprendendo a lidar com gatos. na verdade sempre cuidei de cachorro e novembro peguei um gatinho, veio com isospora, quase morrreu....mas felizmente, sarou, cresceu e está otima. Já tomou as vacinas e vai castrar tem 4 meses. Hoje fiquei com dó e trouxe mais uma filhotinha que antes de trazer para casa, fiquei com medo e levei ao veterinario-diagnotico-rinotraqueite. Ficou lá internada-Pergunto: transmite ao ser humano? qual o perigo para nós humanos e para a outra gatinha? devo ficar com ela? que devo fazer...não posso trazer o perigo para a outra gatinha que quase morreu e stá agora indo bem.Dúvida????me ajude

    ResponderExcluir
  87. Boa noite Reginaldo.
    Meu gato passou muito tempo com esporotricose, agora já curada. Por esse motivo não foi vacinado.
    Agora esta com rinotraqueite, mas sem afetar os olhos, só nariz entupido e alguma dificuldade de respirar nas noites mais frias.
    Como posso tratá-lo, pois no momento não tenho como levá-lo ao veterinario, pois estou desempregado.
    Grato.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  88. Ola Reginaldo!! adorei seu blog mas preciso de ajuda meu gato apresentou troca de cor dos olhos secreçâo ocular catarro dificuldade respiratoria e dorme muito mais do que o normal estou muito preucupado . Desde já agradeço sua resposta
    meu email e : biel_souza99@hotmail.com pf me ajude

    ResponderExcluir
  89. Ola, Estou com cinco gatinhos de uma gata de rua. A mãe está espirrando muito e com o nariz um pouco inchado. Não acho para quem dar os filhotes e a mãe. Não tenho condições de pagar um vet. para eles. Gostaria de algumas dicas de como tratar a mãe e os filhotes. Pois acho q vou ter q ficar com eles pois não tenho coragem de deixar na rua. Vou tentar castrar a mãe e posteriormente os filhotes. Se vc tiver como me ajudar me indicando vacinas e remedios eu agradeço. Já escrevi para outro site mas não tive resposta. Os filhotes estão novinhos ainda nem abrirão os olhinhos.Meu email e moninha_baptista@yahoo.com.br
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  90. me ajuda por favor....
    meu email: vcloss@gmail.com
    tenho mais de 30 gatos e estou com problemas, queria esclarecer algumas duvidas

    ResponderExcluir
  91. Preciso de ajuda, meu gatinho ta com uma tosse danada e ta colocando catarro pelo narizinho dele, o olhio dele ta remelento, oque fasso? o que será?

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. reginaldo meu gato esta com tres meses e apresenta esses mesmos sintomas da rinotraqueite q antibiotico e colirio devo usar nao tenho condicoes de levalo a um veterinario se puder me indicar .

    ResponderExcluir
  94. reginaldo meu gato esta com tres meses e apresenta esses mesmos sintomas da rinotraqueite q antibiotico e colirio devo usar nao tenho condicoes de levalo a um veterinario se puder me indicar .

    ResponderExcluir
  95. Caro Reginaldo , tenho filhote com uma ronqueira que já vem desde muito tempo. A bichinha corre, brinca, come, tudo normal, mas a ronqueira não para ... sinto que vem do pulmão ... parece catarro , mas aparentemente ela é normal, parruda, com semblante saudável, porém a ronqueira na respiração me deixa intrigado. Não foi vacinada ainda / está com 3 meses / e já vi tocindo ; =/

    ResponderExcluir
  96. Ola Porfavor me ajude Reginaldo Tou em Desespeiro Minha Gata Já é adulta Ta +ou- Com Uns 4 Anos .. A Minha Gata Não Quer Se Alimentar Faiz Ja UMa semana Dei Tudo Ja apara Ela Comer Mais Ela Come Um Pouco E sai Fora .. Tadinha ela esta muito Tristinha Ah Tambem ELa Paresse Estar Com O pulmão Cansado Respira Muito Forte E So Deveis Enquando Quer Sair Para Fora O Q Devo Fazer Pf Me Ajuda !! Tou Muito Preucupado E Não Quero Perder Ela !! Abraço Espero Q Vc Me Ajude .

    ResponderExcluir
  97. Oi reginaldo boa tarde, sou conterrâneo seu ai de fortaleza e tô aqui em sampa tentando a vida..
    Tenho um casal de gatinhos e a menina foi diagnosticada com rinotraqueit e ja passou para o outro to tratando ela a 1 mes com amoxilina e a 4 dias de clavulin.., to tao preocupado reginaldo isso tem cura ou ela vai ficsr assin com esses sintomas : catarro, espirro e raras tosses...da uma luz aqui pro seu conterrâneo ..sei que deve ser muito ocupado mas se vc puder receber meu telefone te agradeceria..te peco porque sei da competência do nosso povo ai..
    Obrigado. ..

    ResponderExcluir
  98. Oi reginaldo boa tarde, sou conterrâneo seu ai de fortaleza e tô aqui em sampa tentando a vida..
    Tenho um casal de gatinhos e a menina foi diagnosticada com rinotraqueit e ja passou para o outro to tratando ela a 1 mes com amoxilina e a 4 dias de clavulin.., to tao preocupado reginaldo isso tem cura ou ela vai ficsr assin com esses sintomas : catarro, espirro e raras tosses...da uma luz aqui pro seu conterrâneo ..sei que deve ser muito ocupado mas se vc puder receber meu telefone te agradeceria..te peco porque sei da competência do nosso povo ai..
    Obrigado. ..

    ResponderExcluir
  99. Ola, minha gatinha começou hj com uma respiração ofegante onde seu abdome esta tipo ondulações e não quer ficar perto de outros gatos, quando pego ela e aperto um pouco a barriga ela chora.Vc saberia me dizer se é alguma doença?

    ResponderExcluir
  100. Bom dia!!
    Meu nome é Célia, minha nora tem uma gatinha que precisou ira uma linica pois estava com a lingua de fora e muito desanimada, lá feito os exames, me foi dito que ela estava com febre de 41 graus e que estava com infecção urinária, foi passado alguns remédios inclusive um antibiótico só que agora ela para perto da água, eu sinto que ela tem sede mas não consegue beber e mia e ela tbém está espirrando muito, o que fazer?? meu e-mail é celiasafonso@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Estou com um gato que resgatei na rua, que apresenta sinais de rinotraqueite, mas não é, ele está doente a quase dois anos! Melhora e piora, já fez o PCR e deu negativo, exame da ponta do orelha, pesquisa de protozoário, tudo negativo, não sei mais o que fazer, já fui em vários veterinários, mas sem sucesso! Atualmente ela tá muito ruim mesmo, tá fazendo pneumoflox 1/4 de comprimido a cada 12h, Kaloba 10gts a cada 8h, aerossol com clenil A e soro fisiológico, e espirro salsep no nariz dele duas vezes ao dia. Comecei hoje, mas até agora não vi melhora! Ele fica separado dos meus outros gatos, e nenhum apresentou sintoma parecido graças a Deus! O que vc acha que eu devo fazer???? josyanne.tenorio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. olá Dr. Reginaldo

    acabei de pegar um gatinho novinho.
    ele esta apresentando sinais de rinotraqueite, começou com o nariz e o olhinho lacrimejando,agora esta espirrando e as vezes sai bastante catarro com o espirro. ta comendo normalmente, mas so fica na caminha dele quetim. só sai as vezes e logo volta pra caminha. oq faço? tem algum medicamento q posso dar? to com muita dozinha dele =/
    ele tomou esses dias atras a vacina contra a penleutraqueite felina.

    entre em contato comigo.

    naiarapedrosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. olá, peguei uma gatinha de rua,ela é bem novinha, ela esta com tosse e saindo uma secreção amarela do nariz quando ela espirra,e os olhos tem que seguida ta limpando par não fechar,sabe me dizer se posso dar algum remédio para ela.

    ResponderExcluir
  104. olá!!! estou com uma gatinha novinha da rua,o problema é que ela esta com uma tosse e secreção amarela saindo nariz quando ela espirra, e seus olhos ta quase que sempre cheio de secreção.favor que remédio posso dar,??? raulnunesm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. oi boa tarde a pouco mais de 2 meses adotei um gato q era de rua ,nesse periodo ele ja teve obstruçao urinaria(usou sonda e tomou antibioticos,alem da raçao urinaria),logo reparei q devez enquanto ele estava se debatendo e tendo crises q pareciam convulçoes(alem de urinar todo).agora noto q desde ontem ele esta espirrando muito e um pouco moadinho por favor me ajudem! ah segundo o vet q atendeu acha q ele tem +ou- 4 anos!socorro!!!

    ResponderExcluir
  106. oi boa tarde a pouco mais de 2 meses adotei um gato q era de rua ,nesse periodo ele ja teve obstruçao urinaria(usou sonda e tomou antibioticos,alem da raçao urinaria),logo reparei q devez enquanto ele estava se debatendo e tendo crises q pareciam convulçoes(alem de urinar todo).agora noto q desde ontem ele esta espirrando muito e um pouco moadinho por favor me ajudem! ah segundo o vet q atendeu acha q ele tem +ou- 4 anos!socorro!!!

    ResponderExcluir
  107. BOA TARDE, TENHO 3 FILHOTES DE 2 MESES COM SINTOMAS DE RINOTRAQUEITE. OLHOS CHEIOS DE SECREÇÃO, APATIA, FALTA DE APETITE, TEMPERATURA MEIO ALTA, DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. ELES ESTÃO TOMANDO LEITE NE SERINGA DE INJEÇÃO E TENHO COLOCADO PEQUENOS PEDACINHOS DESMANCHADOS DE MELHORAL INFANTIL. MELHORAM MUITO DISCRETAMENTE MAS VOLTAM A PIORAR. TENHO EM CASA ENROFLOXACINA DE 50MG. GOSTARIA DE SABER SE POSSO DAR A ELES, QUAL A DOSAGEM E SE RESOLVE PARA O CASO DELES. MORO EM PERNAMBUCO, NO INTERIORSÃO E AQUI NÃO TEM NADA QUE DIRÁ VETERINÁRIO E NÃO TENHO CONDIÇÕES DE LEVÁ-LOS A OUTRA CIDADE. ESTOU CORRENDO CONTRA O TEMPO PARA TENTAR SALVÁ-LOS. POR FAVOR ME RESPONDA POR E MAIL. rosi_assumpcao@hotmail.com ou rosmari_assumpcao@yahoo.com OU PELO MEU FACE https://www.facebook.com/rosi.assumpcao.5
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  108. Olá, tudo bem?Preciso muito de sua ajuda.Minha gatinha deve ter uns 4 meses e ela esta com um olho muito inflamado e com o nariz trancado e hoje não se interessou em comer.Que remédio tenho que dar pra ela?Você poderia me receitar?É que estou sem trabalho e não posso levá-la ao veterinário, pois ele cobra muito caro.Mande no meu email biaconsorti@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  109. bom dia.
    temos uma gatinha que funga muito quando dorme...sua respiração parece pesada...o que pode ser?

    ResponderExcluir
  110. Bom dia , Minha Gatinha esta espirrando sem parar , e esta salivando muito , e não quer comer por favor me ejudem oque faço , estou dando ampicilina , e fazendo inalação , oque mais devo fazer

    ResponderExcluir
  111. Bom dia , Gostaria que me ajudasse , minha gartinha esta espirrando muito e salivando porém ja nao esta comendo mais , estou dandoa ela ampicilina , e fazendo inalação , por favor me ajudem , este antibiotico é realmente para rinotraquite ,

    ResponderExcluir
  112. Olá, minha gata começou espirrando muito..depois passou a não respirar direito e ter secreções nasais bem impregnadas (grudentas) que não saem facilmente, o olh7nho esquerdo vermelho e inchado. No raio x, aparece uma manchinha no pulmão, a princípio começou tomando benzetacil mais azicox-2, respodia somente a benzetacil mais depois de 2 dias os sintomas voltavam, depois mudaram o tratamento para amoxilina + corticoide durante 15 dias, nem fez efeito. Acabei de comprar um inalador pra ela pois não sei mais o que fazer, ela não responde aos medicamentos. Fiz até um videozinho dela. Por favor, me ajude. cleide-canuto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  113. Eu não sei mais o que fazer, minha gata começou espirrando muito, depois começou a ter muita dificuldade de respirar, tem secreções bem grudentas as vezes aparece um fiozinho de sangue, está com olhinho esquerdo vermelho e inchado e tem muita dificuldade para comer. Pois bem, fiz um raio-x e mostrou uma manchinha no pulmão e as vias aéreas congestionadas, a veterinária desconsiderou qualquer problema cardíaco. Então ela começou tomando injeção de bezetacil + azicox-2, ela respodia a bezetacil por 2 dias, mas ao azicox não, então ela tornava a tomar a bezetacil pra melhor a respiração e voltar a comer. Só que o efeito da bezetacil só durava 2 dias e ela não podia tomar injeção pra sempre. Então a vet mudou o tratamento, passou a ser amoxilina + corticoide durante 15 dias. Não resolveu nada. To com um monte de remédio aqui que não resolve nada. Acabei de comprar um inalador pra ela pois não sei mais o que fazer. Eu tento alimentar ela, mas ela está cada dia mais debilitada. O que fazer??

    ResponderExcluir
  114. Ola,primeiramente parabens pelo blog me chamo lana...meu gatinho tem um ano e eu nao sabia que se dava vacinas em gatos...ele espirra muito ate ja chegou sangrar...levei ele ao vet semana passada e ele passou um estaminico pra ele...meio comprimido...so que nao tem surgido efeito...almentei a dose...agora dou um comprimido por dia...e tambem nao tem surgido efeito...a reavaliaçao dele no vet e dia 14....meu gatinho se alimenta...normalmente e bebe muita agua...so estou muito preucupada com os espirros...oque eu faço?

    ResponderExcluir
  115. Ola estou com uma gatinha de um mes q fica espirrando com certa frequência, porem ela esta comendo muito bem, brinca bastante tbm, os olhinhos cria algumas remelinhas mais geralmente são sequinhas e logo depois do sono que elas aparecem eu gostaria de saber oq posso fazer para ela parar com os espirros
    obrigada desde ja ^^

    ResponderExcluir
  116. Olá!
    Pesquisando sobre os sintomas do meu gatinho descobri seu blog. Tenho um gatinho da raça indefinida, rsrs, amo muito meu gato, ele uns 2 aninhos, há 2 dias ele vinha espirrando muito, achei que era alergia, então fiz uma bela de uma faxina e tirei toda poeira de casa. Mas hoje ao chegar do trabalho encontrei ele deprimido, com a boquinha aberta e todo babado, não parece um espirro comum, a cada espirro sai secreções pela boca e pelas narinas, chega a se engasgar, estou muito preocupada, pois estou sem condições de leva-lo a um veterinário, o que posso fazer até que isso seja possível, por favor me ajude. Meu nome é Carol, meu e-mail carolzinha22_@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. ola regi boa tarde estou precisando de uma grande informação sua,tenho um gato macho adulto que a dois dias esta com espirros e secreção no olho e nariz acho que se trata de um caso de rinotraqueite só que estou desempregada e sem condições de levar ele a um veterinário gostaria de saber que tipo de antibiótico posso utilizar por favor me responda urgente. caso precise entrar em contato: marcia_gomess2010@hotmil.com

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde.
    Tenho um gatinho de um ano e meio mais ou menos
    Alimentacao dele é excelente, e bebe bastante agua.
    Porem esta dando espirros com frequência e nessa ultima semana tem feito uns barulhos estranhos pra respirar.. como se fosse uns roncos, a uns 5 meses atras levei ele ao vet e foi diagnosticado que ele estava com esporotricosse.. ainda estou medicando ele com o itl.. tinha uma pequena ferida na pata que sumiu na primeira semana do tratamendo. Agora essas duas ultimas semanas ele comessou a espirrar e fazer esses barulhos de ronco... sera que é a esporotricosse que esta afetando as vias nasais dele.. ou sera que é a rinotraqueite?

    Aguardo retorno.

    Agradecida

    Suelen

    ResponderExcluir
  119. Contato suelen_venancio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  120. olá gostaria de saber de um medicamento bom para rino pq minha gata nunca fica boa.

    ResponderExcluir
  121. Oi Doutor Reginaldo, estou precisando de uma grande ajuda e obter informações sua, encontrei uma gata, aprox. 3 meses de idade, isso foi a 3 meses atrás, com rinotraqueíte. Levei ao veterinário , estava muito mal, e ele injetou o chamado Benzetacil e recomendou para a gatinha Duprancil, enquanto estava sendo medicada, ela estava indo muito bem, depois teve uma recaida, e voltou a melhorar, não 100% ela espirra um dia sim outro não , quero muito vacina-la, mas o veterinário me avisou que enquanto ela não melhorar 100% não adianta vacinar.....o que fazer, consegui um remedio homeopatico, um chá feito com Guaco, teve uma boa melhora, o que posso fazer? o pior e que temos um terreno ao lado de casa com gatos, e, eles acabaram adoecendo, infelizmente não tenho situação financeira p. ajudar a tds , há algo que eu possa fazer p. ajudar , algum Antibiotico forte? Muito grata , Sheila

    ResponderExcluir
  122. Tenho um gato que está com um problema sério ele baba e não consegue comer parece que a mandíbula trava o que será?

    ResponderExcluir
  123. Dr Reginaldo boa noite, estou tratando meu gato ASH ha 4 meses, fica bem por 5 dias e os sintomas retornam, pelo Amor de Deus Dr. Existe medicamento para esta doença que seja realmente eficaz ? E dificil ver o bichano sofrendo tds os dias com secreçao no nariz. Claudia

    ResponderExcluir
  124. Boa noite! Tenho um bb gatinho de 1 mes e meio que está com esse vírus, a veterinária passou antibióticos por 5 dias de 12 em 12 horas, mas ele está sem animo, não tem vontade de brincar estou preocupada posso usar o inalador, ou o nebulização de ambiente? E tem outro antibióticos alem do Duprancil?

    ResponderExcluir
  125. Bom dia Dr. Tenho um gato de 3anos que parou de comer emagreceu muito e tem muita falta de a r. Mediquei ele com 5 dias de agrovet e fluimucil e prednisolona. Ele voltou a comer devagar só que agora parou de comer novamente e a falta de ar voltou. Não tenho mais dinheiro pra leva-lo no veterinário e estou com muito medo. Me ajude por favor meu email é alehadrien@hotmail.com. Alessandra obrigada

    ResponderExcluir
  126. Bom dia Dr. Tenho um gato de 3anos que parou de comer emagreceu muito e tem muita falta de a r. Mediquei ele com 5 dias de agrovet e fluimucil e prednisolona. Ele voltou a comer devagar só que agora parou de comer novamente e a falta de ar voltou. Não tenho mais dinheiro pra leva-lo no veterinário e estou com muito medo. Me ajude por favor meu email é alehadrien@hotmail.com. Alessandra obrigada

    ResponderExcluir
  127. Bom dia Dr. Tenho um gato de 3anos que parou de comer emagreceu muito e tem muita falta de a r. Mediquei ele com 5 dias de agrovet e fluimucil e prednisolona. Ele voltou a comer devagar só que agora parou de comer novamente e a falta de ar voltou. Não tenho mais dinheiro pra leva-lo no veterinário e estou com muito medo. Me ajude por favor meu email é alehadrien@hotmail.com. Alessandra obrigada

    ResponderExcluir
  128. Bom dia Dr. Tenho um gato de 3anos que parou de comer emagreceu muito e tem muita falta de a r. Mediquei ele com 5 dias de agrovet e fluimucil e prednisolona. Ele voltou a comer devagar só que agora parou de comer novamente e a falta de ar voltou. Não tenho mais dinheiro pra leva-lo no veterinário e estou com muito medo. Me ajude por favor meu email é alehadrien@hotmail.com. Alessandra obrigada

    ResponderExcluir
  129. Olá, Dr.!!! Eu faço Veterinária na FMU e gostria de saber o seu protocolo no caso de infecções secundárias causadas pelo vírus, para o(s) antibiótico(s) mais indicado(s)? Sendo um filhotinho de 1 ou 2 meses? E em gatos adultos? E que suplemento vitamínico, ou complexos vitamínicos vc me indicaria? Brigada!! Bjs!

    ResponderExcluir
  130. Bom dia Dr. Meu gato q sempre considerei saudável começou a apresentar cansaço, certa dificuldade p respirar,n esta cm febre,nem diarreia,mas n come, n bebe agua. O q sera ?

    ResponderExcluir
  131. Oi Dr, boa noite!! Adotamos uma gatinha de 5 meses de um pet shop e na loja durante adoção ela estava muito bem, porém quando chegamos com ela em casa ela começou a espirrar e a respiração ficou meio "ronquinha" ás vezes. Está brincando bastante, comendo, bem animadinha, mas vez ou outra solta um espirro e esfrega a patinha no rosto. Devo me preocupar? Será que só adaptação ao novo ambiente?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  132. Ola doutor a exatamente duas semanas meu gatinho que tem 3 meses foi mordido por um gato, eu passei um spray antibiotico e antiflamatorio cicatrizou, quando foi domingo agora o mesmo lugar da mordida vazou puz, meu irmao Tipo fazer as coisas de maneira discretalimpou e higienizou a mordida, mas depois disso ele ficou abatido e ofegante demos alguns remedios para ele ele melhorou um pouco mas parece que seu pulmão tem catarro faz barulho quando respira o que sera isso?que remedio dar?

    ResponderExcluir
  133. Por favor, Dr reginaldo, teno 09 gatos de rua. Me indique um colirio e antibiotico p um deles q sofre muito com este problema. Ele espirra muito e os olhos sempre escorrendo mas se alimenta bem. Alias é muito guloso, as vezes de tanto comer faz vomito. Bebe muita agua e faz muito xixi. é bem gordinho mas me preocupa muito. Já fiz varios tratamentos mas ele está sempre assim. Queria algo p manutencao, q sempre q ele estivesse em crise eu só repetisse o tratamento. As vezes q o levei aos veterinarios e ele toma remdios fica pior. Parei de levar e so limpo os olhos e dou vit C. Obrigada eliene eliene2014maria@gmail.com

    ResponderExcluir
  134. Olá.
    Meu gatinho de 8 meses está apresentando alguns sintomas, como a secreção no olho e ele tá com uma tosse cheia que tem me deixado apavorada. Será que pode ser pneumonia?
    Tem tratamento?
    Por favor, me ajude, pois aqui na minha cidade não tem veterinário e o hospital veterinário mais próximo fica a mais de 50km. Tentei falar com dois veterinários que moram mais próximo da minha cidade mas eles disseram que não atendem animais de pequeno porte.
    Meu email: nandinhaipueira@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. Dr Reginaldo, tenho um Munchkin de 4 meses que teve o diagnóstico de rinotraqueite. Ele não parou de se alimentar, tampouco ficou apático. Os espirros cessaram, mas a secreção ocular não cessa. Ele recebeu o protocolo de interferon 1ml por dia via oral e nasal por 15 dias, mas ainda não iniciei pois gostaria de uma segunda opinião de um especialista em medicina felina sobre essa terapêutica.
    Aguardo o retorno e, se puder me informar seu email para uma melhor troca de informações e abordagem sobre o caso, agradeço imensamente por antecipação.

    ResponderExcluir
  136. Olá Boa tarde, tenho um gato de aproximadamente uns 10 anos e há mais ou menos um ano atrás tive um problema, ele começou com uma coçeira muito forte e acentuada na região lombar e na barriga chegando á ficar em carne viva, cheguei á levar ao veterinário local ele me informou que a causa seria uma rejeição á atual ração na época(Golden premium), com isso troquei de ração para uma melhor (royal cannin catos castrados com mais de 7 anos) usei algumas pomadas conforme receita para as feridas e coloquei o cone. Esse tratamento continuou por uns 3 meses com sucesso. Nesse meio tempo me mudei de cidade e há uns dois meses e ele voltou á coçar a parte lombar (mas não tão agressivo quanto antes), além disso ele está espirrando e na maioria das vezes apresenta catarro(coloração bem amarela e densa) e tem crises me parece como se fosse uma asma. Gostaria muito de saber o que pode ser feito, ele é como um filho e com a recente mudança estou sem condições financeiras para levar novamente ao veterinário. Aguardo retorno. Obrigado!

    ResponderExcluir