segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Hipertireoidismo



O hipertireoidismo é o segundo distúrbio endócrino mais comum nos felinos,ficando abaixo somente da Diabetes Mellitus.Entretanto, em alguns países ela é considerada a doença hormonal mais frequente na clínica de felinos.
Mesmo assim,diagnosticamos ainda poucos casos,principalmente devido ao desconhecimento da doença e pela falta de atitude diagnóstica pela maioria dos clínicos-veterinários.
A enfermidade é comum em gatos idosos,a partir de 8 anos,sem distinção de raça ou sexo.Tipicamente o animal chega com o histórico de polifagia e perda de peso crônico.Pode haver diarréia ou vômitos.A hiperatividade é muito comum,geralmente são animais facilmente irritáveis,de difícil manipulação,às vezes agressivos.Outros sintomas são a má qualidade do pelame,desidratação,tremores e hipertermia.É muito comum uma taquicardia de 250 a 260 bpm.A tireóide é facilmente palpável,logo abaixo da laringe,podendo haver aumento dos dois lobos,porém,em alguns casos o tecido tireóideo desce para a região medistínica intra-torácica.
Toda a sintomatologia é devido a ação dos hormônios tireoideanos em todo organismo,levando a um "super-metabolismo".
Os exames laboratoriais quase sempre estão alterados,eritrocitose é comum,devido ao estímulo do hormônio na eritropoese.Elevação da enzimas hepáticas,principalmente ALT e FA ,pode ser verificado,acredita-se ser devido a sobrecarga hepática.Na avaliação cardíaca é comum a hipertensão arterial,hipertrofia cardíaca e distúrbios de ritmo.Quase sempre a função renal também está comprometida,mas a insuficiência fica mascarada pelo o aumento do fluxo sanguíneo nos rins,devido ao hormônios tireoideanos,assim,valores de uréia e creatinina devem ser associados à urinálise e relação proteína/creatinina urinária.
O diagnóstico é relativamente simples. A dosagem da t4 total é muitas vezes suficiente para fechar,juntamente com a sintomatologia e a palpação da glândula.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.A terapêutica mais comum é o tratamento com o tiamazol,um fármaco que age inibindo os hormônios tireoideos.A cirurgia também é uma boa alternativa,mas com efeitos colaterais perigosos se não for bem suscedida.A técnica cirúrgica mais utilizada atualmente é a extracapsular com reimplante da paratireóide,onde se faz em duas etapas, retirando-se um lobo de cada vez,com intervalo de 30 a 40 dias.
A radioterapia com o Iodo é tido como o tratamento ideal,mas com limitação na disponibilidade em nosso país.
Finalmente, é importante salientar que é comum a descompensação renal após o tratamento clínico ou cirúrgico,devendo-se prever o quadro de insuficiência antes da terapia.

4 comentários:

  1. Olá
    Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo site
    que está cada vez melhor!
    Bom gostaria de fazer uma pergunta
    Minha gata Pretinha (tem 10 anos) sempre foi ativa e sempre teve otima saude exceto pela fragilidade hepatica.
    Bom minha outra gata pegou rinotraqueite e transmitiu p/ a pretinha e logo que começou os espirros mediquei com azitromicina 2 ml e no outro dia de manha ja foi começado com antibiotico especifico dado pelo veterinario (1,5 ml Sub cut. a cada 5 dias mas nao sei o nome do antibiotico) no mesmo dia a noite ela estava normal um pouquinho mais abatida mais nada muito importante, dei nutrifull VO e ela simplesmente passou a noite toda vomitando uma espuma branca por vezes meio amarelada. Logo de manha na 5°feira ele veio e deu uma injeção para cortar o vomito e realmente cortou mas ela ficou o dia todo apática, molinha, tristinha e não quis comer nada nem agua. Os sintoma da rino continuaram avançando como espirros frequentes e um pouco de tosse e nariz entupido.
    No mesmo dia a noite comeu um pouquinho de ração e nada de agua
    Na sexta de manhã comeu um pouquinho de ração e um pouquinho de recovery e ainda nada de agua.
    No sabado continuava espirrando, tristinha molinha e dava até impressão que estava com febre. Muito sonolenta e sem animo nem força pra andar comecei a dar peito de frango cru bem picadinho ela comeu 2 pedaços (do tamanho de uma colher de sopa) 3 vezes no dia.
    No domingo ela não levantou nem pra ir ao banheiro e comeu só 2 vezes de manhã e à noite continuou dormindo bastante e ainda nada de agua.
    Na segunda de manha (ontem) ela levantou fez xixi (amarelo) pediu frango e bebeu bastante agua, andou um pouquinho pela casa (meio desanimada) e voltou a dormir.Tomou mais uma dose do antibiotico o que diminuiu um pouco os espirros. A tarde ela comeu mais frango e comeu umas 2 col sobremesa de whiskas peru de lata e dormiu a noite toda.
    Hj comeu um pouco de ração bebeu um pouco de agua e continua espirrando um pouquinho. Ainda não quis levantar (talvez pelo frio q faz aki em sorocaba) continua desanimada e não quer conversar. (ela geralmente ''conversa'' bastante de manhã.
    Agora te pergunto os sintomas pode ser da rino? efeito do antibiotico ou o nutrifull pode ter mexido muito com o figado dela????
    Please socorra me
    o q me aconselha fazer?

    ingridlookis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. A rinotraqueíte debilita muito o animal,mas de qualquer forma vc têm que pedir exames laboratoriais pra aprofundar no caso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MEU AMIGO, COMO VÃO AS COISAS? POSTEI NOVAS TÓPICOS NO BLOG, GOSTARIA QUE VC PARTICIPASSE!
    www.veterinariadefelinos.blogspot.com
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma gatinha idosa com hipertireoidismo, não sei se vale a pena tratar..para não comprometer outros órgãos !

    ResponderExcluir