terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Estresse e Anormalidades Neuroendócrinas em Pacientes Felinos


Na clínica de felinos,várias doenças estão associadas à distúrbios neuroendócrinos,relativamente comuns devidos a eventos estressantes e mudanças do diário do animal.

A importância da investigação de fatores desencadeantes,principalmente os ambientais,é uma chave mestra para chegarmos ao diagnóstico e principalmente a um tratamento e prognóstico adequado.

A cistite idiopática,como exemplo,já é considerada uma comorbidade,podendo está associada a Síndrome de Ansiedade por Separação,Cardiomiopatia Hipertrófica e Obesidade.Acredita-se que a causa não está relacionada intrinsicamente à bexiga.A exarcebação da resposta simpática à situações de desafio e câmbios no dia-a-dia do gato,dispara um estímulo nas vias do SNS,causando uma maior permeabilidade da mucosa vesical,tornando-a mais susceptível à agressões e inflamações.

Algumas outras enfermidades,como em humanos,também estariam associadas à problemas neuroendócrinos centrais,como a Asma,Doença Intestinal Inflamatória,Atopia e Artrites,muitas podendo ocorrer concomitantemente.

Cada vez mais,o uso de uma terapia associada ao melhoramento e enriquecimento ambiental do felino, trás respostas positivas muito mais rápidas e duradouras,basicamente por diminuir o tônus simpático e a inflamação neurogênica.Alterações no manejo,alimentares,juntamente com a própria educação e instrução dos proprietários são fundamentais no tratamento de doenças como a FLUTD,Asma e Doença Inflamatória Intestinal.

Acredito que o felino ainda paga muito caro pela domesticação.Muitas enfermidades estão fortemente relacionadas à perca de condições naturais e pouca adaptabilidade a manejos impostos.

5 comentários:

  1. O estresse dos felinos, é a tradução dos seus donos. Interessante a seu blog. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato lhe esperando lá
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A minha mais velha desenvolveu um quadro bizarro de problema renal devido à separação minha e do meu último marido. Ela durou 4 meses desde o ocorrido.
    E tem gente que diz que gato não liga... :-(

    www.maesdefelinos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse seu blog.
    Eu fiz um trabalho sobre a Síndrome de Manx e postei no meu blog...será que você poderia me dar sua opinião de especialista sobre ele?

    http://makuia.blogspot.com

    ResponderExcluir