quinta-feira, 22 de junho de 2017

Diarréia Crônica em Gatos



         
      Uma das características marcantes e favoráveis ao nosso amigo felino, em relação a sua domesticação, é justamente os cuidados com que tem ao “toallete”. O comportamento de enterrar seus dejetos sempre foi algo admirável na espécie, entretanto muitas condições patológicas podem interferir neste processo, dentre eles a diarréia crônica, em que o volume e a frequência das defecações aumenta, sendo um grave problema tanto para os tutores como também para a própria saúde felina.
          Diarréias que cursam por mais de 30 dias devem ser considerada crônica. O diagnóstico pode ser dispendioso, mas é bem possível e deve ser sempre o nosso objetivo, pois é fundamental para conseguirmos eliminar o problema. Já é bem claro que a maioria dos quadros é por causas multifatoriais, aonde fatores dietéticos, infectoparasitários, inflamatórios e ambientais se interlaçam, causando e perpetuando o problema. Assim a nossa abordagem sempre será de maneira holística.
          Muitas patologias podem causar diarréia crônica no paciente felino, como doenças nutricionais, parasitárias, infecciosas, metabólicas, endócrinas e neoplásicas. A localização da porção intestinal da origem da diarréia, se intestino delgado ou grosso, é de fundamental importância para o diagnóstico e tratamento correto da afecção. Sinais clínicos como presença de muco e sangue vivo (hematoquezia), grande aumento da frequência da defecação, com o pequeno volume das fezes e o consequente tenesmo e até prolapso retal, nos remetem a causas que atingem o intestino grosso. Diarréia mais volumosa, mais líquida, com presença de material alimentar ou gordura mal- digerido, presença de sangue digerido (melena) e emagrecimento progressivo, nos indica um problema de intestino delgado.
         A idade do paciente também é uma informação crucial, pois o leque de causas possíveis pode ser dividido em afecções que acomentem animais filhotes, adultos e idosos, simplificando assim, o diagnóstico diferencial. Distúrbios nutricionais, parasitários e infecciosos são as principais causas de diarréias em filhotes, aonde uma infecção aguda pode cronificar se não houver o tratamento adequado. Adultos já podem ser acometidos mais comumente por diarréias de origem metabólica, infecciosa e alérgica, enquanto que quadros de neoplasias e endocrinopatias são muito mais rotineiras em gatos geriátricos.

       Dentre as causas mais comuns de diarréia crônica em gatos são: parasitismos por giárdia, isospora e tritrichomonas, desequilíbrio de microbioma intestinal, doença intestinal inflamatória, linfomas alimentares e doenças endócrinas como o hipertireoidismo. O diagnóstico deve ser feito através de exames específicos e histórico clínico, sendo importante o tratamento precoce a fim de se evitar a desnutrição e suas complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário